Número de multas de trânsito canceladas registra alta de 50% nos últimos 12 meses em Guarulhos

- PUBLICIDADE -

Antônio Boaventura

[email protected]

O número de multas de trânsito canceladas em Guarulhos cresceu 50% nos últimos 12 meses. Entre janeiro e outubro do ano passado, a prefeitura cancelou cerca de 108 mil notificações realizadas aos condutores por motivos diversos. No mesmo período deste ano, o município extinguiu de seu cadastro de cobrança aproximadamente 161 mil infrações.

Contudo, o governo municipal, através da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU), antiga Secretaria de Transportes e Trânsito (STT), ressalta que placas ilegível foi o principal motivo para a realização do cancelamento das multas nos últimos 12 meses. Em 2017 foram 16.634 multas canceladas por aquele motivo. Neste ano, já são pouco mais de 42 mil.

Para recorrer de um auto de infração, o condutor precisa enviar pelos Correios para a Alameda dos Lírios, 303, Parque Cecap, CEP- 07190-012, os seguintes documentos (a entrega também pode ser feita de forma presencial): requerimento explicando a sua defesa (assinada pelo proprietário do veículo ou pelo condutor), cópia da notificação de autuação, provas que quiser anexar ao recurso, cópia da carteira nacional de habilitação do proprietário e cópia do documento do veículo.

A infração com mais casos é transitar em velocidade superior à máxima permitida em até 20%, com 34.754 mil multas. Somente no mês de março, a avenida Brigadeiro Faria lima registrou 789 autuações, e até a metade do mês de abril, a prefeitura já aplicou um total de R$ 7.574.819,36 milhões em multas na cidade, porém, de acordo com a STT, isso não implica que esse total teria sido arrecadado pelos cofres públicos, já que existem recursos e motoristas que protelam pagamentos.

Foto: Ivanildo Porto 

- PUBLICIDADE -