A partir desta quarta-feira (5), o programa “Saúde Agora Mutirão de Exames” inicia o processo para zerar as filas de espera por exames laboratoriais (sangue, urina e fezes). Até o dia 21 de dezembro serão convocadas 47.701 pessoas que aguardam pelo atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde os pedidos foram cadastrados.

A coleta nas UBS será realizada de segunda a sexta-feira com horário estendido, ou seja, começará às 7h se estenderá até às 11h. Para cumprir a meta de atender as 47.701 pessoas com exames cadastrados nas UBS, os exames também poderão ser agendados aos sábados, dias 8 e 15.

Com essa força-tarefa, pessoas que estavam agendadas para 2019 irão realizar seus exames laboratoriais ainda neste mês. Os pacientes que passarem em consulta em dezembro também terão garantidas as coletas dentro do mutirão até o final do ano.

Para tanto, a Secretaria de Saúde fará um aditamento com acréscimo de 25% no contrato com o laboratório prestador, Afip Medicina Diagnóstica, que, atualmente, é R$1,594 milhão por mês. A medida é amparada pela Lei de Licitações e Contratos nº 8.666/93.

“No primeiro momento, tivemos a necessidade de restringir os exames laboratoriais para equacionar o orçamento e nos possibilitar pagar as dívidas herdadas da administração anterior. A partir de agora, como estamos em dia com essas pendências, iremos aumentar a oferta dos exames laboratoriais nas UBS para que não haja mais a formação de filas para este tipo de procedimento”, explicou a secretária de Saúde, Ana Cristina Kantzos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here