Escola estadual de Guarulhos presta homenagem a Tomie Ohtake

- PUBLICIDADE -

Reconhecida internacionalmente, a artista plástica japonesa naturalizada brasileira Tomie Ohtake recebeu uma homenagem de alunos, professores e funcionários da Escola Estadual Parque Continental Gleba 1, do município de Guarulhos. Por meio de votação, a comunidade escolar elegeu a pintora e escultora como patronesse da unidade.

A iniciativa começou com a ideia de escolher um nome, que até então fazia referência ao bairro onde está localizada, que representasse o espírito da escola. Com isso, a direção passou a organizar grupos para pensar em possíveis patronos para a escola.

“Por meio da explicação da história e do motivo para escolher a personalidade, cada segmento propõe um nome, para posterior votação”, enfatiza a vice-diretora, Sirlei dos Santos Gonçalves. A mais votada foi Tomie Ohtake, que, segundo a gestora, é uma fonte de inspiração para os trabalhos realizados na unidade. “Temos um olhar muito forte para a arte”, acrescenta.

Homenagem

A cerimônia de alteração e descerramento da placa da homenagem ocorreu nesta segunda-feira (10), embora a escola leve o nome da artista desde agosto. A solenidade teve a participação de Ricardo Ohtake, filho e atual presidente do Instituto Tomie Ohtake.

“A cerimônia foi emocionante e todos se sentiram acolhidos. O instituto também abriu as portas para a nossa unidade”, revela a dirigente regional de ensino de Guarulhos Norte, Vera Lucia Curriel. Vale destacar que, no evento, os estudantes fizeram apresentações musicais e executaram trabalhos de desenho e pintura, que ocorreram com orientação da professora de Artes Roberta Ragonha.

“Quando descobrimos que a escola levaria o nome da artista, começamos um trabalho de apropriação. Pesquisamos sobre a história e as obras dela, além de fazermos desenhos de observação, pinturas e esculturas”, explica. Dois professores de Artes pintaram um painel com o rosto de Tomie Ohtake para estampar a homenagem à artista.

“Após a escolha da patronesse, o conselho da escola repassou uma ata à Secretaria da Educação do Estado. A pasta continuou o processo para formalizar o nome novo da unidade”, salienta Sandra Regina Costa, diretora-técnica do Centro de Informações Educacionais e Gestão da Rede Escolar da Diretoria de Ensino Guarulhos Norte.

 

- PUBLICIDADE -