Prazo para justificar ausência no 2º turno das eleições vai até dia 27

- PUBLICIDADE -

Antônio Boaventura

[email protected] 

O prazo para que o eleitor possa justificar a ausência nas urnas durante o 2º turno das eleições realizadas no último mês de outubro se encerra no dia 27 deste mês. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), aquele que deixar de realizar este processo pode ter de pagar uma multa. No entanto, o órgão não revelou qual seria o valor desta penalidade.

Neste período, o eleitor que realiza a justificativa tem a possibilidade de regularizar o seu cadastro sem a necessidade de pagamento de multa. Após o prazo, é exigido o pagamento. No entanto, o prazo para justificativa referente à ausência no primeiro turno das eleições deste ano encerrou-se em 6 de dezembro. No caso do segundo turno, o prazo vai até 27 de dezembro.

Contudo, o eleitor que não votar e justificar por três eleições seguidas tem o título automaticamente cancelado. Lembrando que, nessa conta, cada turno corresponde a uma eleição. Entretanto, dos eleitores aptos a votarem neste pleito eleitoral cerca de 99 mil deixaram por algum motivo de votar no 1º turno. Já no segundo, esse número saltou para aproximadamente 104 mil. Guarulhos tinha pouco mais de 814 mil eleitores em condições de exercer o direito do voto.

- PUBLICIDADE -