Dia Nacional do Cego é comemorado por alunos do projeto PEIS

- PUBLICIDADE -

Para celebrar o Dia Nacional dos Cegos, a Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão, vinculada a Secretaria de Direitos Humanos, realizou na tarde desta quinta-feira (13), em sua sede, localizada na Alberto Hinoto Bento, 49 – Macedo, um encontro com os alunos que frequentam o projeto Práticas Educativas para Inclusão Social – PEIS.

O programa atende a moradores da cidade com deficiência visual, que são introduzidos em aulas de práticas para o aprendizado de cálculos matemáticos com o instrumento Soroban, a leitura e escrita do sistema Braille, além de receberem treinamento de orientação e mobilidade para a vida autônoma, como caminhar sozinho, utilizar ônibus, metrô e outras atividades de deslocamento, entre outros métodos de inserção social.

A tarde de surpresas contou com a participação dos alunos Caio e Wagner, que no teclado e violão, respectivamente, fizeram uma belíssima apresentação musical, comprovando que a deficiência visual não impede o aprendizado de música e cultura. Para tornar o momento ainda mais especial, José Nunes, que faz parte do programa de Orientação e Mobilidade, comemorou junto com sua esposa Nice, os 43 anos de matrimônio, com uma troca de alianças.

O Instituto Federal de São Paulo – unidade Guarulhos, que trabalha em um projeto de bengalas para cegos, entregou para a aluna Joana, a primeira bengala desenvolvida por estudantes e professores da IFSP. Durante a comemoração, os presentes também participaram de uma série de jogos adaptados desenvolvidos pela da Secretaria do Meio Ambiente, por meio da Serralheria Ecológica, com intuito de integrar os participantes e impor desafios aos mesmos.

Para o subsecretário Toninho Messias, “é importante mostrar o envolvimento de todos nos projetos desenvolvidos pela Subsecretaria e que cada pequeno gesto pode mudar uma vida”, lembrou.

As pessoas com deficiência visual que se interessem em participar do projeto, devem entrar em contato pelo telefone 2414-3685.

- PUBLICIDADE -