Mesmo diante do forte calor, moradores do Jardim América estão há sete dias sem água

Foto: Ivanildo Porto
- PUBLICIDADE -

Reportagem: Ulisses Carvalho 

[email protected]

Nesta segunda-feira (17), completou sete dias que os moradores da rua Augusto dos Anjos, no bairro Jardim América, estão sem água. Já houve reclamação para o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), segundo a dona de casa Tatiane Fonseca dos Santos Bueno, 34, porém, até o momento este problema não foi resolvido, e com isso, a situação só tende a piorar, principalmente com o forte calor, já que a máxima nesta segunda-feira chegou a 34°C e a previsão é de que o calor pode chegar até 35°C na quarta-feira (19), segundo o Climatempo.

Sem água, o jeito que os moradores encontram é improvisar. No caso de Tatiane, como a mãe mora próxima, na rua ao lado, todos os dias após o marido chegar do trabalho, ela, os dois filhos e o marido se deslocam até a casa da mãe para conseguir tomar banho, já que a falta de água atingiu apenas a rua em que ela mora.

“Tive que comprar água para escovar os dentes, e como não consigo cozinhar, estou comprando marmita”, destacou Tatiane, alegando que ao ligar a última vez para o Saae, não obteve resposta e teve o telefonema desligado na própria cara. De acordo com a dona de casa, que mora há dez anos no bairro, sempre houve rodízio, porém, essa é a primeira vez que a situação fica nessa calamidade.

Outro morador da rua, Bruno César Vieira, 35, diz que já gastou mais de R$ 50 comprando água e está tomando banho de caneca. “Chega à água, mas não tem pressão. Acredito que estamos pagando pelo ar, porque a conta sempre vem”, destacou Viera, afirmando que mora com a esposa e a sogra de 65 anos.

“Já comprei quatro galões de água e estou tendo que deixar dois filhos na minha sogra e o mais velho está na casa da minha mãe, tudo porque não tem água em casa”, afirmou a dona de casa, Irani Poliana Costa de Paula, 33. Em nota, o Saae destacou que o reservatório que abastece o bairro atingiu um nível muito baixo.

“O Saae informa que o Jardim América é abastecido diariamente a partir das 2h. Contudo, devido ao alto consumo, o reservatório que abastece a região atinge um nível muito baixo, ocasionando uma interrupção por volta das 10h. Nesta terça-feira (18), a água será reaberta novamente às 2h”.

Falta de água também atinge moradores do Parque Continental I e IV

Os moradores do Parque Continental I e IV também reclamaram da falta de água ao HOJE, que estaria ocorrendo desde sexta-feira (14). “Aqui agora funciona assim, um vizinho ajuda o outro levando a água através de um baldinho”, destacou o motorista Cláudio Lopes de Andrade, morador da rua Alberto Sigueuki Hamaoka, no bairro Parque Continental I, alegando que outros moradores já foram até no Fácil reclamar sobre a falta de água, mas o problema ainda não foi resolvido.

Em nota, o Saae destacou que tanto o Parque Continental I quanto o IV estão com um grande consumo de água nestes últimos dias devido ao forte calor. “Desta forma, a água tem acabado antes do previsto nos reservatórios da autarquia. Em ambos os bairros, contudo, o abastecimento voltará às 2h desta terça-feira, 18 de dezembro. O Saae pede aos munícipes que economizem água a fim de que todos possam tê-la por mais tempo diariamente em suas torneiras”.

Foto: Ivanildo Porto 

- PUBLICIDADE -