Prefeitura transfere base do Samu para Cidade Seródio e economiza R$ 70 mil por ano em aluguel

- PUBLICIDADE -

A base do Samu que operava em imóvel locado na avenida Mulungu nº 360 (Jardim São João) mudou-se para a rua Mesquita nº  19, na Cidade Seródio. Localizada a apenas dois quilômetros de distância do antigo endereço, a nova sede, que fica em prédio anexo à Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro e à Rede Fácil de Atendimento ao Cidadão, contará com duas ambulâncias, sendo uma de Suporte Básico de Vida e outra de Suporte Avançado (UTI móvel). Com a mudança de endereço, a Prefeitura vai economizar R$ 70 mil por ano em aluguel.

Além da Base Seródio, o Samu Guarulhos possui outras quatro bases: Adamastor (Macedo), Zoonozes (Bonsucesso), Alvorada (Parque Alvorada) e Cavadas (Itapegica), onde fica a central telefônica 192.

Todos os chamados efetuados para o serviço 192 são recebidos pelos telefonistas auxiliares de regulação médica. Esses profissionais imediatamente encaminham os casos para o médico regulador que, por sua vez, realiza um breve questionário com o solicitante para poder enviar a ambulância mais adequada de acordo com cada situação, acionando a base mais próxima para o atendimento da ocorrência.

Criado para socorrer vítimas que precisam de cuidados médicos antes mesmo da chegada ao hospital e que só podem ser conduzidas por um meio de transporte que tenha oxigênio e equipe preparada para reduzir sequelas e o risco de morte, o Samu 192 deve ser acionado nas ocorrências envolvendo problemas cardiorrespiratórios, maus-tratos, trabalhos de parto com risco de morte da mãe ou do feto, em casos de intoxicação, queimaduras, tentativas de suicídio, crises hipertensivas (pressão alta) e acidentes em geral.

 

- PUBLICIDADE -