Saúde capacita 33 profissionais da Atenção Básica em prática corporal chinesa

- PUBLICIDADE -

O Centro Multiprofissional de Práticas Integrativas de Saúde Fracalanza (CEMPICS), certificou, nesta quarta-feira (19), 33 profissionais de saúde, da Atenção Básica, no curso de capacitação Lian Gong, em 18 terapias. O curso foi realizado no centro, localizado no Parque Júlio Fracalanza, na Vila Augusta, entre os meses de agosto e outubro deste ano.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Lian Gong em 18 terapias, uma das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) oferecidas pelo SUS, é uma prática corporal chinesa desenvolvida em grupo e caracterizada por um conjunto de três séries de 18 exercícios terapêuticos e preventivos, que trabalham o corpo de modo integral, segundo as bases da medicina tradicional chinesa, prevenindo e tratando dores e problemas musculoesqueléticos, como artrites e dor na coluna.

O curso, de carga horária de 42 horas, foi ministrado por três profissionais do Cempics. O terapeuta Marco Antônio Lopes Rodrigues abordou os princípios básicos do Taoismo, bem como o da Medicina Tradicional Chinesa; o educador físico Manoel Eloildo Felix da Silva apresentou os três módulos das práticas: Anterior, Posterior e Continuação (I Qi Gong); e a pediatra e musicoterapeuta Telma de Moura Reis falou sobre a Anatomia e Fisiologia do Aparelho Cardiorespiratório.

A terapeuta ocupacional do Nasf Recreio São Jorge, Bárbara Capelo Miranda, conta como foi fazer parte da capacitação: “O curso de Lian Gong me proporcionou autoconhecimento e maior apropriação do meu corpo, além de ser uma ferramenta importante na atenção direta ao usuário de saúde e mais uma prática integrativa ofertada pelo SUS em Guarulhos, incluída na minha atuação de agora em diante”.

Além de educadores físicos e fisioterapeutas, o curso é indicado para psicólogos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde. Ou seja, para profissionais das quatro regiões de saúde da cidade, que estejam obrigatoriamente na assistência direta e que tenham possibilidade e viabilidade para a formação de grupos com os usuários de seus territórios de atuação.

O professor Manoel Eloildo, explica que o Lian Gong pode ser utilizado por estes novos profissionais para a prevenção a agravos e promoção da saúde. “Esta prática corporal é uma excelente opção para os casos crônicos osteoarticulares, por exemplo. Além disso, temos muitas respostas positivas, cientificamente comprovadas, para casos de saúde mental, como depressão e ansiedade”, afirmou.

Segundo a gerente do Cempics, Eneida da Silva Bernardo, o grande objetivo desta formação é ampliar o Lian Gong de forma qualificada na Atenção Básica e Especialidade, que até o momento tinha cerca de dez profissionais capacitados na rede. “Esta é uma das missões do Cempics, formar profissionais, e com a alta procura que tivemos, em março de 2019 abriremos mais uma turma. Quem ganha é sempre a população, que cada vez mais tem opções acessíveis para prevenir doenças por meio de práticas integrativas e complementares oferecidas em um serviço de saúde pertinho de sua casa”, finalizou.

Sobre as PICS
As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), denominadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como medicinas tradicionais e complementares, foram institucionalizadas no Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC), aprovada pela Portaria GM/MS nº 971, de 3 de maio de 2006.

Saúde com Você – #11 (Das práticas corporais e mentais oferecidas no Cempics)
O Saúde com Você é um programa de internet criado pela Secretaria de Saúde e Subsecretaria de Comunicação para divulgar, por meio de depoimento de usuários do Sistema Único de Saúde, histórias que mostram o sucesso do SUS. No 11° vídeo, a usuária do Cempics, Maria Angélica, conta como obteve melhora na qualidade de vida, após contato com as práticas corporais e mentais oferecidas no serviço, inclusive o Lian Gong. Confira no link: https://bit.ly/2PR9LyD.

- PUBLICIDADE -