Guarulhenses receberam mais de 13 mil alertas da Defesa Civil


Antônio Boaventura

[email protected]

Qualquer cidadão com residência fixa no estado de São Paulo poderá receber mensagens de SMS como alerta de riscos de desastres naturais direto no celular. De acordo com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) foram disparadas 13.621 mensagens de alertas no município de Guarulhos no ano passado. Entretanto, não há registro de envio nos primeiros dias deste ano.

A prática de emitir alertas diretos à população já é corriqueira em países como Estados Unidos e Japão, onde são comuns furacões e terremotos. Em São Paulo, pode ajudar a salvar vidas em casos de chuvas fortes, enchentes, deslizamentos, incidência de raios e outros fenômenos causados por eventos meteorológicos.

Já a prefeitura, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil ressalta que tem a missão de mapear as áreas de vulnerabilidade ambiental e realizar ações de prevenção a desastres naturais e tecnológicos antes do período das chuvas. Assim que o verão acaba, as forças-tarefas de prevenção iniciam uma nova preparação da cidade para o fim do ano. 

Os agentes de Defesa Civil executam o acompanhamento de riscos existentes nos bairros mapeados e, em parceria com a população, compreendem os problemas do local, as causas dos riscos e envolve as demais secretarias na minimização de possíveis transtornos, solicitando a limpeza de bueiros, vias e córregos, cadastramento em programas habitacionais e sociais, vistoria de construções, entre outros.

Também são acompanhadas as execuções dos serviços de zeladoria, em especial as limpezas de córregos, que são fundamentais para atenuar os riscos de alagamentos. Durante as visitas dos agentes, os moradores recebem orientações sobre como evitar acidentes em situações de risco e acionar os agentes de Defesa Civil. 

- PUBLICIDADE -