Casos de suicídio crescem 38% no ano de 2018 em Guarulhos

- PUBLICIDADE -

Reportagem: Ulisses Carvalho

[email protected]

Na semana do Natal no ano passado, um empresário do ramo de bares e restaurantes em Guarulhos, se jogou da janela do próprio apartamento e cometeu suicídio. Esse é apenas um dos 65 casos que ocorreu nos dez meses do ano passado, gerando um crescimento de 38% no número de casos, em relação a 2017, quando 47 pessoas cometeram suicídio.

No ano passado, além das 65 mortes, dados extraídos do Registro Digital de Ocorrências (RDO), da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), houve também 33 tentativas de cometer suicídio. Grande parte dos casos é o homem que atenta contra a própria vida, com 48 mortes, contra 17 de mulheres.

Se for comparar com 2017, das 47 mortes, 39 foram de homens, enquanto as mulheres foram oito casos. O psicólogo há mais de seis anos, Daniel Gil Gomes, 48, alerta que falta mais humanidade, pois as pessoas não querem mais escutar o outro. “O importante é a pessoa saber que tudo na vida tem uma saída, e ela pode pedir ajuda”, destacou.

De acordo com o psicólogo, a questão da maior parte dos casos de suicídio ser de homens, é porque o sexo masculino ainda tem aquela questão de ser o provedor do lar. “Cada faixa etária tem uma razão do suicídio, por exemplo, os adolescentes, pode ser por briga dos pais, bullying ou uma desilusão amorosa. O homem geralmente tem uma morte mais violenta do que a mulher nesses casos”, destacou Gomes, alegando também que as regiões mais frias apresentam mais casos de suicídio em relação às regiões mais quentes, além de destacar que vivemos em uma sociedade em que as pessoas se isolam muito e perdem o contato com as outras pessoas.

CVV realizou três milhões de atendimentos no ano passado  

O Centro de Valorização da Vida (CVV), que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo de forma voluntária a todas as pessoas que desejam conversar por telefone, e-mail e chat, realizou no ano passado, três milhões de atendimentos, com 2.700 voluntários em todo o país.

Ao todo, são 100 postos de atendimento em todo o país, sendo 28 somente no estado de São Paulo, e quatro na capital paulista. Em Guarulhos, o CVV está localizado na rua Otávio Nunes da Silva, n° 66, no bairro da Vila Moreira, com atendimento em todos os dias da semana, no horário das 19h às 3h. A unidade guarulhense está com vagas abertas gratuitas para o curso preparatório para ser um voluntário do CVV, que terá o curso nos dias 2 e 3 de fevereiro (sábado e domingo), das 14h às 18h. Informações: (11) 99943-7796 (WhatsApp) ou no e-mail [email protected].

Prefeitura realiza campanha ‘Amigo Estou Aqui’

Desde junho de 2017, a prefeitura, através da Secretaria de Direitos Humanos realiza a campanha ‘Amigo Estou Aqui’, que já atendeu aproximadamente 19 mil jovens, com abordagens realizadas durante as duas edições da Feira do Estudante e com palestras realizadas em Escolas Estaduais, no Instituto Federal e em Universidades.

“A campanha Amigo Estou Aqui é um Projeto de execução permanente, com o objetivo de sensibilizar os jovens para as questões da depressão e suicídio nessa fase da vida, com esclarecimentos sobre o adoecimento e as possibilidades de encaminhamento à rede municipal ou outras entidades que tratam da questão”, destacou a prefeitura.

Além disso, a Secretaria da Saúde também oferece serviços de acolhimento e acompanhamento em saúde mental, através do ‘CAP’s Saúde Mental’, nas Unidades Básicas de Saúde. Segundo a administração municipal, no ano passado, foram 175 notificações de tentativas de suicídio, sendo que desse total, 90 corresponde à faixa etária de 20 a 39 anos e 49 à faixa etária de 10 a 19 anos.

Números do Suicídio em Guarulhos 2018:
*Mortes: 65
Homens: 48
Mulheres: 17
Tentativas: 33
*Dados com base no registro de boletins de ocorrência da SSP nos dez primeiros meses.  
Número de Suicídios em 2017:
Mortes: 47
Homens: 39
Mulheres: 8
Tentativas: 23

Foto: Divulgação Caps

- PUBLICIDADE -