Mais seis refugiados venezuelanos devem desembarcar em Guarulhos nesta sexta-feira

- PUBLICIDADE -

Reportagem: Ulisses Carvalho

[email protected]

Um grupo de seis refugiados venezuelanos deve desembarcar às 21h15 desta sexta-feira (15), na Base Aérea de Guarulhos, de acordo com informações do subsecretário de Igualdade Racial da prefeitura, Anderson da Silva Guimarães, 38. Os refugiados devem ser alocados no Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH), na rua Paulo José Bazani, n° 60 no Macedo.

Com a chegada dos refugiados, sobe para 86 o número de venezuelanos em Guarulhos, de acordo com Guimarães. “Nós da subsecretaria temos a responsabilidade de garantir atendimento, saúde que não haja nenhum tipo de hostilidade para receber esses migrantes”, destacou em entrevista ao HOJE o subsecretário.

O objetivo da subsecretária de Igualdade Racial da prefeitura é garantir que esses povos sejam devidamente acolhidos pela entidade social e pelo poder público. Os outros 80 venezuelanos estão acolhidos na Junta de Missões Nacionais, localizada na rua Tabajara, n° 264, no bairro da Vila São Jorge e no CDDH.

De acordo com Guimarães, ambas as entidades sociais tem também o objetivo de encaminhar os venezuelanos para o mercado de trabalho. “Eles não querem ficar abrigados, mas sim, fazer a vida deles. Lembre que dentro dessas pessoas vem artistas, tenente do exército, pessoas com grau de escolaridade alto”, afirmou.

Segundo o subsecretário, alguns refugiados que estavam na cidade já foram encaminhados para outros municípios. “Muitos deles falam dois idiomas. Eles acabam migrando internamente a partir de suas funções pessoais”, destacou.

Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -