Programa Menina dos Olhos atende alunos da Rede Municipal no Adamastor Centro

- PUBLICIDADE -

Alunos da Rede Municipal de Ensino foram atendidos pelo Programa Menina dos Olhos na manhã desta segunda-feira (18), no Adamastor Centro. Os estudantes receberam atendimento especializado, por meio do Expresso da Visão, consultório móvel instalado em um ônibus. A ação contou ainda com presença do subsecretário de Educação Fernando Moraes.

Parceria entre a Secretaria de Educação e Saúde, o Programa objetiva identificar, prevenir e proporcionar assistência à saúde visual aos alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos de Guarulhos.

Para o subsecretário, a ação conjunta das secretarias da Saúde e Educação é de extrema importância para identificar casos em que é necessário cuidar da saúde visual. “Com a realização do exame oftalmológico e, posteriormente, a entrega de óculos para os alunos, podemos propiciar melhor aproveitamento escolar e qualidade de vida para as nossas crianças”, destaca Fernando Moraes.

De acordo com a diretora do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas da Secretaria de Educação, Zenaide Evangelista Clemente Cobucci, as consultas realizadas dão continuidade aos atendimentos do ano passado e representam a redução do índice de repetência e evasão escolar dos alunos. “Fico muito feliz em ver o programa Menina dos Olhos dando início mais um ano. Sabemos os excelentes resultados alcançados na escola, pois muitas crianças têm dificuldades na aprendizagem devido a problemas de visão”, comentou Zenaide.

Em 2018, foram realizadas cerca de 9.700 consultas e 62% receberam prescrição de lente corretiva. Nesta terça-feira (19), estão previstos atendimento para cerca de 200 alunos de escolas da prefeitura de Guarulhos.

Menina dos Olhos

O Programa Menina dos Olhos conscientiza pais e profissionais da educação sobre a necessidade de reconhecer sinais, sintomas e alterações visuais, como também sobre a importância do tratamento precoce dos alunos.

Desde 2009, já foram entregues mais de 25 mil óculos a crianças, jovens e adultos da Rede Municipal, alunos de diversas etapas de ensino. O procedimento começa pela triagem, diagnóstico, resultando no tratamento dos problemas de acuidade visual.

Considerado um dos eixos do Programa Saúde na Escola (PSE), desenvolvido em parceria entre as secretarias de Saúde e Secretaria de Educação – o Programa Menina dos Olhos foi instituído por lei. Todos os anos, os alunos passam por testes de acuidade visual nas unidades de ensino. Aqueles que apresentam déficit são encaminhados para as consultas oftalmológicas e, os que precisam de lentes corretivas, recebem os óculos de graça.

- PUBLICIDADE -