Rodrigo Barros é eleito presidente do Fórum InovaCidades da Frente Nacional de Prefeitos

- PUBLICIDADE -

Nesta segunda-feira (18), o secretário de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação, Rodrigo Barros, esteve participando do 1º Encontro InovaCidades realizado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) em parceria com o Instituto Arapyaú, no espaço Casa do Saber.

Com a proposta de promover a integração e compartilhamento de experiências entre as cidades integrantes da FNP, o evento contou com a presença de prefeitos, secretários municipais de inovação e outros atores públicos e privados ligados ao tema. “O fórum é fundamental para criar o espaço de debate. Fortalecer agenda, e os laços, e trabalhar juntos na mesma direção”, fala Andrea Apponi, diretora executiva do Instituto Arapyaú

Durante o debate verificou-se uma grande convergência na identificação dos principais desafios e, compartilhando a experiência de Guarulhos, o secretário reforçou a relevância da Liderança, do Planejamento e da Execução para implantação de uma nova visão de gestão pública Integrada, Transparente e Aberta.

“Só temos a agradecer pela confiança do prefeito Guti, a liderança que tem habilitado esse processo em que a SDCETI atua como secretaria meio para inovação em gestão pública, auxiliando na mudança de cultura que começou com o processo de implantação em tempo recorde do Via Rápida Empresa – VRE na cidade. Inovar em gestão não é só implantar um APP ou trazer tecnologia, é preciso fomentar e interagir com o ecossistema local de inovação e fazer um governo com foco no resultado para o cidadão. A transformação real, porém, se dá de forma gradual, e para materializar é preciso planejamento para o longo prazo, que atualmente é contemplado na iniciativa Guarulhos 2040”, falou o secretário Rodrigo Barros.

Com essa agenda a FNP reforça seu papel como ente de promoção das pautas municipalistas, que só deve ser fortalecida por ser a instância governamental mais próxima das demandas da sociedade, e com essa força devemos avançar a agenda com o governo federal através do Fórum InovaCidades, estrutura que agrega os gestores municipais que trabalham com inovação.

Encontro teve a participação de secretários de mais de 40 cidades

“A frente Nacional de Prefeitos já de vários anos tem trabalhado em atuação muito articulada com os fóruns e redes de secretários municipais. São eles que têm a noção de urgência e emergência de cada assunto, trazendo a síntese da agenda e dizendo o que precisa ir para o campo de batalha da política e o que precisa ser ainda processado”, Gilberto Perre, secretário-executivo da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Na oportunidade após deliberação realizada durante o evento, Barros, foi eleito presidente do fórum Inova Cidades. “Em breve comunicaremos os próximos passos da nossa agenda, que terá uma importante evolução durante o Smart City Expo Curitiba, reforçando a relevância estratégica da inovação no futuro das cidades brasileiras”, finaliza o secretário.

Estiveram presente no evento o  presidente da FNP e prefeito de Campinas, Jonas Donizete, os prefeitos Edvaldo Nogueira (Aracaju-SE), Audifax Barcellos (Serra-ES), Raquel Lyra (Caruaru-PE), Paula Mascarenhas (Pelotas-SC), Douglas Lucena (Bananeiras-PB), Cristhianne Coelho (vice-prefeita de Sobral-CE) e Antonio Julio Gomes (São Luiz-MA) e secretários municipais representando mais de 40 cidades do Brasil.

- PUBLICIDADE -