PEV Presidente Dutra entra em fase final de construção


Moradores da região do bairro Presidente Dutra em breve terão perto de casa um local apropriado para descartar gratuitamente entulho, móveis velhos, metais, restos de podas, madeiras, vidros, isopor e gesso. Em fase final de construção, o novo Ponto de Entrega Voluntária (PEV) terá 500m2 de área, na esquina da rua Maria Paula Mota com avenida João Bassi. Esta é a vigésima unidade do serviço, que integra a política de Gestão de Resíduos Sólidos da Prefeitura de Guarulhos.

Iniciada em dezembro do ano passado, o PEV Presidente Dutra já conta com cercamento e edificação de apoio concluídos. No momento, servidores do Departamento de Manutenção e Conservação da Prefeitura fazem concretagem da área para caçambas estacionárias, instalação de concertina e pintura. A previsão de término é até o final do próximo mês de abril.

Em todas as etapas, a obra tem a sustentabilidade como diretriz. Foi priorizada a reutilização de materiais e peças recebidas nos demais PEVs da cidade, como janelas, louças sanitárias, pisos e azulejos. Para adequação do piso externo será utilizada brita (pedriscos) obtida a partir do beneficiamento de entulho realizado pela usina da Proguaru.

A expectativa é que os moradores colaborem com a limpeza da cidade, utilizando o equipamento para descartar inservíveis. “Este é um passo importante na política de resíduos sólidos da cidade, entretanto, para que o objetivo seja plenamente alcançado, é essencial que as pessoas colaborem fazendo uso do PEV, em vez de optarem pelo descarte irregular que suja a cidade e traz muitos prejuízos a todos”, afirma Edmilson Americano, secretário de Serviços Públicos.

Guarulhos possui atualmente 19 Pontos de Entrega Voluntária que são destinados a atender os geradores e transportadores de pequena quantidade de resíduos. Cada munícipe pode entregar diariamente até 1m³ de resíduos por dia, o que equivale a doze carrinhos de mão cheios ou a 20 sacos de 50 litros. Os PEVs funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h15 às 16h, e aos sábados das 8h15 às 15h30. Os endereços estão disponíveis no portal da Prefeitura de Guarulhos https://www.guarulhos.sp.gov.br/pagina/pev.

- PUBLICIDADE -