Guarulhos ganha dois serviços para população em situação de rua na Ponte Grande


O prefeito Guti entregou nesta quarta-feira (24) dois importantes serviços para a população em situação de rua: o Se Pop – Rua “Bom Samaritano” e o Serviço de Acolhimento Institucional Adulto Masculino “Beato João Marinoni”, na Ponte Grande (rua Isabel Spinna Perella, 46). Ambos são serviços de execução indireta em parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC), Associação SOS Família São Geraldo, selecionada no ano passado por meio de edital de chamamento público.

A situação financeira do país e sua consequência para algumas pessoas foram abordadas pelo prefeito. “A questão econômica do Brasil assola muita gente e muitas pessoas não têm outra opção e acabam perdendo o emprego, a casa. Aí o poder público tem que assistir e ajudar. Estes serviços são de extrema valia e necessidade para Guarulhos”, disse Guti, destacando também a qualidade do trabalho da instituição. “Parabenizo a SOS Família São Geraldo pelo trabalho bem feito que vocês desenvolvem. Somos legalistas e cumprimos a lei. Fizemos o chamamento público e vocês ofertaram o melhor serviço, que vocês fazem com ótima qualidade, e o melhor preço, por isso venceram e vão prestar os dois serviços de muita qualidade ao município”, afirmou  Guti.

O secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Alex Viterale, explicou o objetivo dos dois serviços. “Destaco a importância de ampliarmos os serviços voltados à população em situação de rua, pois as iniciativas visam resgatar e reinserir os usuários que, por vezes, se encontram com os vínculos fragilizados, garantindo-lhes autonomia, dignidade e encaminhamento para vagas de emprego”, afirmou.

A presidente da Associação SOS São Geraldo, Teresinha Maria Dotto, falou do trabalho da organização. “Sentimos-nos honrados em renovar a parceria com a Prefeitura. Existimos há 25 anos e temos como base o tripé fé, esperança e caridade. Queremos resgatar a dignidade do ser humano”, disse Teresinha.

A cerimônia contou com a participação da secretária-adjunta de Desenvolvimento e Assistência Social, Claudia Papotto, do subsecretário de Acessibilidade e Inclusão, Antonio Messias, do secretário-adjunto de Assuntos para Segurança Pública, Joel Bomfim, da presidente do Rotary Club Guarulhos Sul, Denise Medeiros, além de gestores da pasta.

Acolhimento Institucional

O Serviço de Acolhimento Institucional Adulto Masculino “Beato João Marinoni” disponibiliza 20 vagas a adultos do sexo masculino em situação de rua e visa assegurar-lhes atendimento, com atividades direcionadas para o desenvolvimento dos usuários, visando sua ressocialização, na perspectiva de fortalecimento de vínculos interpessoais e familiares. Através destes atendimentos são realizados encaminhamentos a outros serviços da rede socioassistencial e demais políticas públicas que possam contribuir na construção da autonomia, da inserção social e da proteção às situações de vulnerabilidade de cada indivíduo.

As instalações contam com amplo salão de convivência, banheiros equipados com chuveiros, quartos, refeições completas diariamente, salas próprias para atendimento técnico e orientação individual, bem como atividades de desenvolvimento social em grupo.

Se Pop – Rua

O Serviço Especializado para a População em Situação de Rua – Se Pop “Bom Samaritano” tem capacidade para atender até 80 pessoas, entre jovens, adultos, idosos e famílias em situação de rua. Realiza atendimentos individuais e coletivos, oficinas e atividades de convívio e socialização, incentivando o protagonismo e a participação social dos atendidos.

Segue a tipificação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, e conta com sala administrativa, cozinha, salas de atendimento individual, realizados por técnico do equipamento, área de convivência, refeitório, banheiros equipados com chuveiros e com acessibilidade. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Serviço:

Serviço Especializado para a População em Situação de Rua – Se Pop – Rua “Bom Samaritano” e o Serviço de Acolhimento Institucional Adulto Masculino Beato João Marinoni

Endereço: Rua Isabel Spinna Perella, 460, Ponte Grande

- PUBLICIDADE -