Passageiros do aeroporto classificam como abusiva cobrança de taxa ambiental proposta pela prefeitura


Antônio Boaventura

[email protected]

Passageiros que utilizam o Aeroporto Internacional de São Paulo – Guarulhos, em Cumbica, como meio de transporte, classificam como abusiva a possibilidade da implantação da taxa ambiental pela prefeitura diretamente nas passagens aéreas. O HOJE obteve a informação de que o valor dela será de R$ 10 por bilhete.

Entretanto, a administração pública ressalta que o respectivo projeto se encontra em processo de estudo. Esta proposta deve integrar o Código Municipal Tributário e este será paga por todos os passageiros que utilizarem aquele equipamento de transporte aéreo. Mesmo não revelando o valor estimado com a referida taxa, fontes ligadas ao governo revelaram que a estimativa é de arrecadar aproximadamente R$ 250 milhões por ano.

“Essa taxa é abusiva. Se realmente implantar essa taxa, eu mesmo paro de descer aqui e começo usar somente [o aeroporto de] Congonhas por que é abusiva. E quem vai fiscalizar a Prefeitura sobre o real destino desta verba? Fica complicado e acho que é abusiva”, disse o veterinário Lindomar Rodrigues, 47 anos, que tinha como destino a cidade de Cuiabá.

Essa medida tem como propósito promover ações de preservação do meio ambiente, como forma de compensar os danos causados pela poluição gerada pelos aviões durante os procedimentos de pouso e decolagem. A justificativa elaborada por técnicos das Secretarias Municipais do Meio Ambiente e da Fazenda aponta que o aeroporto é um polo gerador de poluição, a partir das milhares de aeronaves que aterrissam e pousam todos os dias, causado degradação ambiental.

“A gente já paga tanto imposto e tantas taxas, e acho isso um absurdo e cabe a empresa com o governo se resolverem e não envolver os clientes – passageiros. A gente já paga caro até demais pela passagem”, declarou o autônomo Joacir Lima, 37, que embarcava para Belém.

- PUBLICIDADE -