Sabesp deve remanejar cerca de 400 funcionários do Saae por até 4 anos

- PUBLICIDADE -

Antônio Boaventura

[email protected]

Sem precisar qualquer data, a Sabesp revelou em audiência na Câmara Municipal que deve remanejar para seus quadros de funcionários cerca de 400 colaboradores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) por um período de até 4 anos. A autarquia guarulhense encerrou o seu Programa de Desligamento Voluntário (PDV) na última quarta-feira (24) sem registrar nenhuma adesão.

Contudo, o governo municipal afirmou no dia seguinte que 550 servidores haviam realizado a inscrição para que pudessem abrir negociação com o Saae em relação à adesão ou não ao PDV. Os mesmos teriam 24 horas para informar sua decisão. Por sua vez, a Sabesp enviou R$ 50 milhões ao município para a realização deste processo.

Durante o período que os funcionários ficarem cedidos, todo o custo desses colaboradores será arcado pela Sabesp mensalmente. “A partir do encerramento das atividades do Saae, esses funcionários ficarão empregados pela prefeitura e serão cedidos para a Sabesp. Ao final do prazo de cessão, eles voltarão para a prefeitura, e ninguém vai perder o emprego”, disse Valdemir Viana de Freitas, gerente regional da Sabesp em Guarulhos.

O gerente afirmou que nessa fase de transição, a Sabesp ainda utiliza contratos firmados pela autarquia, mas que nesse mês e nos próximos começam a valer contratos que a própria Sabesp está firmando. Entre eles, está o de contratação de empresas terceirizadas para consertar vazamentos e tapar os buracos que são abertos para fazer esses reparos. De acordo com ele, assim que normalizados esses serviços, o objetivo é reparar os vazamentos em até 24 horas e os buracos em até três ou quatro dias.

Freitas também ressaltou que uma das metas é eliminar o rodízio de água em toda a cidade até 8 de dezembro de 2019, atingindo um total de um milhão e 200 mil pessoas beneficiadas. Segundo ele, desde que a Sabesp assumiu os trabalhos, 800 mil pessoas já não são atingidas pelo o rodízio. “Os bairros que estão faltando, basicamente, são: uma parte da região de Cumbica, uma parte do Lavras e uma parte da região do Cabuçu e Recreio São Jorge”, encerrou.

- PUBLICIDADE -