Inauguração do Sesc Guarulhos terá shows gratuitos do grupo Nação Zumbi, Pitty e Marcelo D2

- PUBLICIDADE -

O Sesc Guarulhos,a maisnova unidade do Sesc São Paulo, preparou uma programação especialmente para celebrar a sua inauguração. Nos dias 11 (sábado) e 12 (domingo) de maio, o público terá à disposição uma série de atividades gratuitas, em diversas áreas como música, espetáculos para crianças, oficinas, exposições, aulas abertas, espetáculos de dança, intervenções circenses, vivências esportivas com atletas, além de ações para cidadania, meio ambiente, saúde e alimentação, entre muitas outras opções para que o público possa conhecer a unidade.

Destaques – Tanto no sábado, quanto no domingo inaugural, haverá um ritual de boas-vindas com indígenas Kaimbé e Wassu Cocal, de Guarulhos, conduzido por seus pajés e seguido de cortejo com indígenas do Alto Xingú.

Entre os destaques da programação de inauguração está a presença de importantes artistas da música brasileira. O público poderá assistir a apresentações de nomes como o grupo Nação Zumbi apresentando um show inédito com a participação de Pitty e Marcelo D2; o show do violonista Guinga com a participação de Zélia Duncan, Hamilton de Holanda e Zé Renato; Funk como Le Gusta; Arnaldo Antunes; Bloco Filhos de Ghandy, Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos e a cantora e compositora baiana Luedji Luna. Vale destacar que várias dessas apresentações ocorrerão nas salas Centro de Música do Sesc Guarulhos, sendo a terceira unidade a dispor deste equipamento na rede Sesc.

A programação também traz uma série de atividades dentro do universo das artes cênicas, incluindo teatro, dança e artes circenses. Entre os destaques estão uma aula aberta com o renomado coreógrafo Carlinhos de Jesus, o espetáculo As canções que você dançou pra mim”, da Focus Cia, em que oito artistas são embalados por um pot-pourri com 72 canções de Roberto Carlos; o espetáculo Festa – Palavra Ocupação, que reúne textos, poemas e canções dos espetáculos da Cia. do Tijolo, além de performances circenses com a Cia K.

Dentro da área físico-esportiva, o Sesc Guarulhos contará em sua inauguração com a presença de importantes nomes do esporte nacional, que realizarão uma série de encontros e vivências com o público. Entre os destaques está a homenagem aos 25 anos do título mundial de basquete feminino, com a presença da seleção campeã, incluindo atletas como Hortência, Magic Paula, Janeth Arcain. Também estão confirmadas as presenças de nomes como Fabíola Molina, Thiago Pereira e André Brasil(natação); Zé Elias, Diego Sacoman, Mazola e Rubinho (Futebol); Teliana Pereira, Nathaly Kurata e André Sá (tênis); Jefferson Sabino (atletismo); Rodrigo Faustino(Hóquei sobre Grama); Vitória Mendonça e Felipe Nunes (skate).

Completando os destaques na área esportiva, a nova unidade receberá os Jogos amistosos pela diversidade sexual e de gênero, com a participação de equipes da LiGay Nacional de Futebol Society do Brasil.

Já nas artes visuais, o Sesc Guarulhos inaugura seu espaço expositivo com a mostra Xilo: corpo e paisagem, reunindoartistas brasileiros em xilogravuras de produções realizadas a partir da década de 90, sob curadoria de Claudio Mubarac. Os interessados por tecnologias também poderão desfrutar da instalação Escultura sonora, com J.J. Arango e L. Ceolín; da intervenção Landscape: vídeo mapping interativo, em que os visitantes controlam desenhos projetados na vitrine do Espaço de Tecnologias e Artes e de vivências, como a de Impressão 3D: esqueletos e fósseis, além de oficinas de costura, de pintura de letra e de impressão de xilogravura.

Para os fãs da sétima arte haverá opções como o projeto Cinema em realidade virtual, que terá a exibição de curtas-metragens, documentários e ficções sobre universos fantásticos hiper-realistas.

Os públicos infantojuvenil poderão assistir ao espetáculo teatral Henriques, adaptação do clássico Henrique V, de Shakespeare, assinado pela Cia. Vagalum Tum Tum e participar da atividade voltada ao K-pop (estilo de dança que mistura pop, rock, hip-hop, eletrônica e outros gêneros), com a participação de Thiago Tang.

Outro destaque importante, agora na área de meio ambiente, será no Centro de Educação Ambiental da unidade, com estruturas educativas como maquete topográfica com projeção mapeada, estações de realidade aumentada, mapa ativo, placas táteis, caixas de experimentações e atividades voltadas à compostagem, horta, ervanário, mesa de sementes, entre outras.

Por fim, abordando questões ligadas à alimentação saudávelo Sesc Guarulhos colocará á disposição dos visitantes o jogo de tabuleiro Tá na Mesa!, que promove de forma lúdica, reflexões sobre o tema. Abaixo roteiro com sinopses e serviços da programação inaugural nos dias 11 e 12 de maio.

Sesc Guarulhos – Localizado no bairro Jardim Flor do Campo, O Sesc Guarulhos – novo centro cultural, esportivo e de convivência da instituição – contará com uma área total construída de 34,2 mil m².

Com expectativa de receber 4.000 pessoas por dia, a unidade oferecerá à população diversos equipamentos presentes nas unidades do Sesc no estado. Entre eles estão teatro com 349 lugares, ginásio poliesportivo, campo de grama sintética, quadra poliesportiva, quadra de tênis, centro de educação ambiental, biblioteca, centro de música, área de exposição, espaços de brincar, sala de ginástica, espaço de tecnologias e artes, clínica odontológica, conjunto aquático com piscina semiolímpica coberta e piscinas descobertas adulto e infantil, comedoria, café do teatro, entre outros espaços.

Para abrigar essa gama de equipamentos, a edificação da nova unidade foi construída em três pavimentos, respeitando as questões socioambientais, como energia solar, teto verde, captação de água de chuva, iluminação natural, paraciclo e vagas para veículos elétricos, para idosos e pessoas com deficiência, além de priorizar a acessibilidade arquitetônica.

FICHA TÉCNICA

Sesc Guarulhos

Inauguração dia 11 de maio

Endereço: Rua Guilherme Lino dos Santos, nº 1.200, Jardim Flor do Campo, Guarulhos – SP

Área do terreno: 22.018 m²

Área construída: 34.216 m²

Arquitetura: Dal Pian Arquitetos Associados s/s Ltda

Capacidade de atendimento: 4.000 pessoas por dia

Horário de funcionamento: De terça a sexta, das 9 às 21h30. Sábados, das 9h às 20h  e domingos e feriados, das 9h às 18h.

Nas redes sociais do Sesc Guarulhos, você acompanha os preparativos para a inauguração da nova unidade do Sesc SP. Fique de olho: facebook.com/sescguarulhostwitter.com/sescguarulhosinstagram.com/sescguarulhos.

Site: www.sescsp.org.br/guarulhos

Foto: Taba Benedicto

- PUBLICIDADE -