Câmara aprova mudança de salário de agentes comunitários de saúde


Antônio Boaventura

[email protected]

A Câmara Municipal aprovou nesta terça-feira (14) o novo piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde, que passará a ser de R$ 1.550,00. Para o vereador Edmilson Souza (PT), líder da oposição, entende que a medida adotada foi uma maneira encontrada pela atual gestão para corrigir a exclusão da insalubridade no salário dos profissionais.

Contudo, o HOJE obteve a informação de que a remuneração dos agentes comunitários é de aproximadamente R$ 1.200,00 para uma jornada de trabalho semanal de 40 horas. Estes profissionais também teriam direito ao auxílio alimentação e auxílio transporte. Ou seja, com a aprovação, os mesmos irão receber um reajuste de pouco mais de 20%.

O programa de Agentes Comunitários de Saúde foi implantado pelo Ministério da Saúde em 1991. Na época, a iniciativa visava a buscar alternativas para melhorar as condições de saúde de suas comunidades. Era uma nova categoria de trabalhadores, formada pela e para a própria comunidade, atuando e fazendo parte da saúde prestada nas localidades.

“Foi um acordo prévio entre a categoria e a prefeitura. Mais uma vez o prefeito Guti (PSB) foi sensível à reivindicação destes profissionais que são extremamente importantes para a saúde do município. Foi aceita depois de uma ampla negociação e foi aprovada com unanimidade”, explicou o líder do governo, vereador Eduardo Carneiro (PSB).

Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -