CEU Rosa de França sedia 2ª Etapa do Campeonato Paulista de Goalball

Guarulhos recebe a 2ª Etapa do Campeonato Paulista de Goalball Masculino Série B neste sábado (29), a partir das 8h30, no CEU Rosa de França. A competição movimenta atletas com deficiência visual das cidades de Ribeirão Preto, Itapetininga, Itu, Bauru, São Paulo e Guarulhos.

A iniciativa é da Federação Paulista de Desporto para Cegos, com apoio da Associação de Deficientes Visuais de Guarulhos (ADEVIG) e a Prefeitura de Guarulhos, por intermédio da Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão, vinculada à Secretaria de Direitos Humanos.

Goalball

O esporte foi criado em 1946 pelo austríaco Hanz Lorezen e o alemão Sepp Reindle, que ao invés de adaptarem uma modalidade às necessidades dos deficientes visuais, criaram novo esporte direcionado aos veteranos da Segunda Guerra Mundial que perderam a visão.

O goalball é praticado com uma bola que tem um guizo em seu interior para produzir sons. Assim, os jogadores podem se orientar durante a partida. Por isso, o público não pode fazer barulho durante os jogos.

No Brasil, o goalball começou a ser praticado em 1985 e, 10 anos depois, a seleção nacional conquistou a medalha de prata nos Jogos Parapan-Americanos, de Buenos Aires. A estreia nos Jogos Paraolímpicos foi em Pequim, em 2008. Em Londres, quatro anos depois, em 2012, a equipe masculina ficou com a inédita medalha de prata. Em 2016, conquistou o bronze.

Serviço: CEU Rosa de França – Rua Sergipe, s/nº – Jardim Rosa de França.