Prefeitura avança na contratação de arte-educadores do Programa CulturAtiva

- PUBLICIDADE -

A Prefeitura de Guarulhos dá continuidade à contratação dos arte-educadores pré-qualificados do Programa CulturAtiva, iniciativa da Secretaria de Cultura para o credenciamento de artistas orientadores para atuação em atividades de formação artística em diferentes espaços públicos do município.

Os profissionais têm até o próximo dia 5 de julho, sexta-feira, para apresentar documentação junto à Divisão de Formação da Secretaria de Cultura, na Rua Claudino Barbosa, 313 – Prédio Anexo – 4º andar, Macedo, de segunda a sexta, das 7h às 12h e das 13h às 18h. Os documentos exigidos para contratação são cópias de RG, CPF, PIS, comprovante de endereço e dados bancários.

Música, hip-hop, dança, teatro, artes visuais, circo, audiovisual, literatura, patrimônio histórico, cultura popular e arte inclusiva são as linguagens culturais contempladas em oficinas que serão oferecidas a partir de setembro, em locais e horários que serão divulgados oportunamente.

Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta, das 8h às 17h, pelo telefone (11) 2087-4166.

Encontro com os arte-educadores

Na noite da última quarta-feira (26) o secretário de Cultura, Vitor Souza, o diretor do Departamento de Atividades Culturais, Tiago Ortaet, e o diretor do Conservatório Municipal de Guarulhos, Emiliano Patarra, ouviram um grupo de arte-educadores e deram importantes orientações sobre os próximos encaminhamentos e metas do Programa CulturAtiva.

De acordo com o Souza, esta iniciativa é a porta de entrada para a formação cultural do cidadão guarulhense, com grande variedade na oferta de oficinas, que acontecem em diversos níveis. As ações, linguagens e espaços do programa preservam, sobretudo, a individualidade do arte-educador, a possibilidade de aprofundamento da pesquisa continuada e o desenvolvimento pedagógico promovidopelos artistas em contato com os alunos.

“Um dos focos essenciais para o sucesso do CulturAtiva é a integração do artista com o poder público, pois o arte-educador é o ponto de contato com o munícipe guarulhense. O comprometimento de ambas as partes para a realização das oficinas gera força para que a cidade possa ampliar as atividades formativas vinculadas à Secretaria de Cultura”, explica Souza.

O Programa CulturAtiva iniciou suas atividades de formação no ano passado, com a oferta de oficinas culturais em áreas como teatro, audiovisual, artesanato, dança e música, entre outras. Em agosto, a Pasta de Cultura encerra o primeiro ciclo de formação das oficinas e dá início a uma nova fase,em setembro, com a ampliação de sua oferta em todo o município.

A criação de grupos artísticos, o estímulo ao intercâmbio cultural, a promoção do acesso à produção e à fruição artística da cidade também integram os objetivos do Programa CulturAtiva.

- PUBLICIDADE -