Atendimento em quimioterapia é ampliado no Hospital Geral de Guarulhos

- PUBLICIDADE -

O governo do estado de São Paulo está investindo na ampliação do atendimento oncológico, novas vagas de hemodiálise e psicólogos, além de reformas, em hospital no Alto Tietê.

No Hospital Geral de Guarulhos (HGG) o atendimento em quimioterapia do Centro Oncológico foi ampliado a partir deste mês. A unidade terá o acréscimo de mais um período de funcionamento, das 19h às 23h, de segunda a sexta-feira, no qual poderão ser realizadas cerca de 220 sessões a mais de quimioterapia, atendendo a 22 novos pacientes ao mês. Anteriormente, o Centro Oncológico funcionava das 7h às 19h, em dias úteis.

Inaugurado em 2015, o espaço atende a aproximadamente 2,4 mil novos pacientes com câncer por ano. O aumento será possível devido a um aporte financeiro da Secretaria de R$ 413 mil mensais em custeio, destinados a equipe multiprofissional e insumos.

O serviço oferece uma radioterapia diferenciada, denominada TBI (do inglês, “Total Body Irradiation”), que permite a irradiação do corpo inteiro, contribuindo para a eliminação de células doentes em tecidos não tão facilmente alcançados pela quimioterapia, por exemplo.

O Hospital de Regional Ferraz de Vasconcelos passará por obras de modernização e adequação para ofertar novos serviços à região. Serão investidos cerca de R$ 7,9 milhões na reforma de 1.785 m², distribuídos entre setores do local. As obras deverão ser finalizadas um ano após a data de início.

O Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos realiza, por mês, cerca de 900 internações, 14,8 mil consultas, mais de 250 cirurgias e aproximadamente 49 mil exames. É referência em atendimento de média e alta complexidade na região do Alto Tietê.

O setor de Psiquiatria, destinado ao atendimento de pacientes com transtornos mentais agudos, terá 439,60 m² de área reformada, além de renovação de mobiliário e equipamentos. O espaço contará com 13 leitos, sendo um de isolamento.

O Hospital de Clínicas Luzia de Pinho Melo, localizado em Mogi das Cruzes, foi contemplado com mais um acelerador linear, no Plano de Expansão de Radioterapia do governo federal. As adequações para instalação foram iniciadas em junho e devem ser concluídas neste semestre.

Os pacientes oncológicos atendidos em ambas as unidades são regulados pela rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer.

Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -