Prefeitura promete revitalizar área do Viaduto Cidade de Guarulhos

- PUBLICIDADE -

Antônio Boaventura

[email protected]

O paisagismo do Viaduto Cidade de Guarulhos sofre com a degradação causada pela precariedade em sua manutenção e a frequente ocupação dos moradores de rua. Para evitar que o local possa se transformar em uma nova “Cracolândia”, a prefeitura promete revitalizar a área, que foi inaugurada em julho de 2010.

De acordo com informações obtidas pelo HOJE, a proposta da administração pública é a de criar mecanismos para atendimento aos usuários, através da instalação de uma clínica e também uma unidade policial para garantir a segurança do entorno do viaduto. Esse processo será de responsabilidade da Progresso e Desenvolvimento de Guarulhos (Proguaru), que terá uma base no local.

No entanto, as benfeitorias andam em ritmo lento; informações dão cnta que a administração municipal está aguardando doações da iniciativa privada. Consta também no planejamento do governo municipal o isolamento do paisagismo, com a manutenção apenas das nascentes.

O projeto paisagístico do viaduto se espalha por uma área de 8 mil m² nos dois lados da construção e inclui espelhos d’água, lagos para peixes ornamentais, 38 espécies de palmeiras, mais de 50 espécies de arbustos, plantas epífitas e bromélias, além de decks e bancos de madeira.

Realizada duas vezes por dia, a irrigação é controlada de forma eletromecânica e com baixo consumo de água. Devido ao impacto provocado pelo tráfego de veículos tanto no viaduto como no entorno, os espelhos-d’água receberam revestimento de manta de borracha natural, o que melhora a qualidade das águas manejadas e a impermeabilização do solo. Já o piso de concreto permitirá a passagem imediata das águas da chuva para o subsolo, beneficiando toda vegetação.

- PUBLICIDADE -