Ministério da Saúde não enviará vacina antirrábica para a campanha de agosto

Assunto: Vacinação anti rábica Local: Data:10.11.2014 Foto: Fabio Nunes Teixeira
- PUBLICIDADE -

A Secretaria de Saúde de Guarulhos foi comunicada por meio da Nota Informativa nº 51/2019 do Ministério da Saúde, e também pelo Ofício Circular IP DG 04/2019 do governo do Estado, que não receberá as doses da vacina antirrábica para a realização da campanha de vacinação animal em agosto, como estava previsto. Por isso, a imunização de cães e gatos nos bairros não será efetuada neste ano.

Segundo a nota do Ministério da Saúde, a entrega da próxima remessa deste imunobiológico pelo laboratório fabricante está prevista para ocorrer a partir de novembro de 2019. Com isso, o governo federal informou que as doses disponíveis atualmente serão utilizadas para a vacinação animal em áreas de risco do país, sendo que o estado de São Paulo não está incluído nessa relação de regiões prioritárias.

A nota informa que na intercorrência por ajustes no novo cronograma de entrega da vacina serão mantidos os estoques estratégicos do imunobiológico para bloqueio de foco dos casos de raiva em cães e gatos. Já as doses para a realização de campanhas de vacinação serão distribuídas a todos os municípios dos seguintes estados: Maranhão, Ceará, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. Também estão na lista de regiões prioritárias os estados que fazem fronteira com a Bolívia: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Acre.

Enquanto isso, a Secretaria de Saúde de Guarulhos informa que o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) seguirá com a vacinação animal de rotina, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h30, de acordo com a liberação das doses pelo Ministério da Saúde. O CCZ funciona narua Santa Cruz do Descalvado, 420, Jardim Triunfo (região de Bonsucesso). Mais informações pelo telefone 2436-3666.

- PUBLICIDADE -