Roubo de veículos cresce 21% em Guarulhos no mês de junho

Reportagem: Ulisses Carvalho

[email protected]

Os casos de roubo de veículos cresceram 21% em Guarulhos no mês passado, em comparação com o mês de maio deste ano, segundo dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), na tarde desta quinta-feira (25). Em junho, foram 178 casos, contra 147 do mês anterior.

Outro dado que também aumentou foi a apreensão de menores infratores, registrando um crescimento de 8%, com 38 apreensões realizadas no mês passado. O número de prisões caiu 19% na cidade, de 431 para 347 indivíduos detidos, porém, os índices criminais do estupro de vulnerável também registraram de queda, de 19 para 12 ocorrências.

Entre os casos de roubo de carro, no mês de março deste ano, um advogado chegou a ser esfaqueado e teve o veículo roubado no bairro do Jardim Fortaleza. O suspeito foi preso pela Polícia Civil na cidade de Francisco Morato. Em outra ocorrência, policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), prenderam quatro pessoas e recuperaram um veículo em um estabelecimento no bairro do Macedo.

No mês passado, dois bandidos que estariam armados renderam a equipe de funcionários do Centro de Especialidades Odontológicas do Macedo, e roubaram dois veículos, de modelos Volkswagen Up! ano 2015 e um Kia Soul. Os carros foram abandonados depois no Parque Cecap, onde os suspeitos teriam roubado outro carro e abandonado na Estrada da Água Chata.

Já os casos de tráfico de entorpecentes apresentaram uma queda de 14%, passando de 102 ocorrências para 87. Os roubos de carga também apresentaram um bom índice, com uma queda de 15%, porém, registrando ainda 22 casos no mês passado. No inicio do mês, a Polícia Civil chegou a prender 15 pessoas suspeitas de participar de uma quadrilha de roubo de cargas na cidade.