Alunos da rede municipal recebem visitas do Instituto Futebol de Rua

Cerca de 70 alunos das escolas da Prefeitura de Guarulhos Pixinguinha, Giseli Lazarini e Manuel Bandeira receberam a visita de professores do Instituto Futebol de Rua por meio do programa “Futebol de Rua na sua Casa”, que ocorre durante o período de recesso escolar, em julho. A visita social tem como objetivo de garantir que os educadores do projeto conheçam ainda mais a realidade dos alunos da rede, fortalecer os vínculos entre professor e aluno e com as famílias.

De acordo com a professora Gabriela de Carvalho Oliveira, 24 anos, as visitas sociais foram de extrema importância para sua vida pessoal e profissional, ressaltando a ética, os valores e a importância de cada criança na sociedade. “Foi um momento de muita gratidão ver a felicidade dos alunos ao nos receber em suas casas. Muitas vezes em sala não temos a oportunidade de dar a devida atenção para que o aluno nos conte sua história de vida, mas as visitas fizeram com que eu me aproximasse de cada um deles e de suas realidades”, contou Gabriela sobre a missão do projeto em transformar o destino dos jovens através do esporte e da educação.

Futebol de Rua

O Instituto Futebol de Rua é uma organização sem fins lucrativos, com sede em Curitiba (PR), criada por meio da Lei de Incentivo ao Esporte e patrocinada pela empresa EDP Bandeirante em parceria com a Prefeitura de Guarulhos. Desde 2006, utiliza o esporte e a cultura como ferramentas para o desenvolvimento social, atuando a favor da inclusão esportiva, cultural e social de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e também em prol da formação profissional de jovens aprendizes.

A metodologia “futebol de rua” utiliza atividades lúdicas, prática esportiva e formação de valores na quadra e na sala de aula.