UBS Presidente Dutra abre sábado e intensifica coleta de papanicolau

- PUBLICIDADE -

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Presidente Dutra convoca todas as mulheres do bairro para realizar o exame de prevenção do câncer de colo de útero (papanicolau) neste sábado (3), uma vez que a procura pelo procedimento na unidade tem sido baixa. A UBS, que vai funcionar pelo Programa Saúde Agora das 8h às 16h, disponibilizará três enfermeiras para acolher as usuárias e colocar em dia a coleta deste exame ginecológico de extrema importância para a saúde feminina.

O papanicolau é um exame preventivo indolor, simples e rápido de fazer, por meio do qual é possível detectar lesões sugestivas de câncer no colo do útero de maneira precoce e fazer o diagnóstico da doença bem no início, antes que a mulher apresente sintomas. Nesses casos, as chances de cura chegam a 100%.

Além de estimular a coleta do papanicolau, a UBS Presidente Dutra também vai aproveitar para intensificar a vacinação contra o sarampo dos jovens de 15 a 29 anos que integram o público-alvo da campanha. Ainda dentro das ações do Saúde Agora, a unidade vai oferecer, por exemplo,  consultas médicas, testes rápidos para detecção do HIV, sífilis e hepatites B e C, bem como atividades de promoção à saúde, com palestras sobre tuberculose, a importância da prevenção nas infecções sexualmente transmissíveis e do diagnostico no primeiro estágio.

Serviço:

A UBS Presidente Dutra fica na rua Nova York, 375, Jardim Presidente Dutra.

- PUBLICIDADE -