Instalação de semáforos em tempo real irá melhorar trânsito em Guarulhos

- PUBLICIDADE -

Guarulhos vai ganhar em breve um grande aliado para minimizar o tempo de espera nos semáforos dos principais corredores da cidade. A Prefeitura vai instalar os chamados semáforos em tempo real em dois dos maiores cruzamentos do município: o das avenidas Paulo Faccini e Tiradentes e o da Paulo Faccini com a Monteiro Lobato. Nesses locais, a nova tecnologia substituirá os chamados contadores regressivos. O trabalho será feito pela Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU) através de contrato firmado com empresa privada.

Os atuais semáforos com contagem regressiva têm várias utilidades, sendo que a principal delas é permitir que tanto motoristas como pedestres possam visualizar o tempo de espera, porém são ineficazes quanto à utilização e otimização do tempo ocioso no sentido oposto.

Ocorre que se houver uma mudança repentina no fluxo contrário a tecnologia atual não consegue mensurar e efetuar o equilíbrio necessário entre as correntes de trânsito. Já com os semáforos em tempo real esta leitura é feita minuto a minuto através de software alimentado por informações em campo geradas por laços detectores. Desta forma o equilíbrio é garantido, otimizando os espaços ociosos.

Mais harmonia

As interseções têm um importante papel na eficiência do funcionamento de uma malha viária. Naquelas controladas por semáforos, os veículos vêm de diversas direções e compartilham o mesmo espaço em intervalos de tempo diferentes.

Para que haja harmonia entre os fluxos e a sua dispersão seja eficiente, cada vez mais a sincronização semafórica e o controle de tráfego por área são estudados e aperfeiçoados.

Entretanto, os congestionamentos ainda perduram não só nas grandes cidades, mas também nas de pequeno e médio porte.Com o objetivo de diminuir filas, atrasos e eliminar a zona de dilema nos cruzamentos e, consequentemente, o número de acidentes, algumas cidades brasileiras adotaram o uso de semáforos em tempo real.

Avanço no sistema

A instalação de sinais que funcionam em tempo real constitui um avanço no sistema de sinalização semafórica. São colocados, no asfalto, laços indutivos, que fazem a contagem de quantos veículos estão trafegando pelas vias em tempo real.

A partir da contagem feita pelos laços, o controlador de tráfego programa-se automaticamente, de acordo com a demanda de carros que passa pelo local. Desta forma, se uma via está recebendo muitos veículos em um determinado momento do dia, ajustes automáticos são feitos, por meio dos sinais, para que o tempo de onda verde dessa via sobrecarregada seja prolongado. Esse sistema permite a máxima otimização da programação semafórica, gerando mais fluidez no trânsito.

É exatamente esse escoamento rápido no trânsito que a Prefeitura de Guarulhos pretender dar à cidade com a instalação de semáforos em tempo real em dois de seus principais cruzamentos.

- PUBLICIDADE -