Prefeitura estima que 60 moradias teriam sido atingidas em incêndio no Ipanema

- PUBLICIDADE -

Reportagem: Ulisses Carvalho

[email protected]

A prefeitura estima que 60 moradias teriam sido atingidas pelo incêndio que ocorreu na tarde desta quinta-feira (12), na rua Naief Jambe, na altura do n° 103, em uma comunidade localizada no bairro do Jardim Ipanema. De acordo com o Corpo de Bombeiros, 12 viaturas foram enviadas para o local e 27 bombeiros atuaram no combate ao fogo.

Até o fechamento desta edição, o Corpo de Bombeiros ainda atuava no trabalho de rescaldo na área. “Não houve registros de vítimas graves. Também não há um número conclusivo de moradias atingidas pelo fogo. Estima-se que 60 moradias podem ter sido atingidas pelo fogo”, informou em nota a administração municipal.

O prefeito Guti (PSB) e membros da Defesa Civil também estiveram no local do incêndio para fornecer apoio às famílias que perderam tudo durante o incêndio.”Não vamos construir em uma hora tudo o que foi destruído pelo fogo. Mas estamos empenhando todos os esforços para ampará-los. É uma força-tarefa”, disse Guti aos moradores da região.

Em entrevista ao HOJE, a comerciante Jéssica Cavalcante Oliveira, 31 informou que em conversa com os moradores da comunidade, eles teriam afirmado que a causa do fogo teria sido um curto circuito em uma casa, que teria se espalhado para outras moradias. “Acolhi uma criança na minha adega que tinha perdido tudo e estava chorando muito. Ela estava com a irmã pequena nos braços e informou que só teve tempo de tirar os documentos e o botijão de gás para não explodir”, revelou.

UBS Vila Barros irá realizar atendimento especial para famílias afetadas no incêndio

Segundo a prefeitura, nesta sexta-feira (13), a Secretaria Municipal de Saúde determinou que a Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Barros, localizada na rua Carlos Korkisho, n° 300, realiza atendimento avançado para as famílias atingidas, contando também com apoio psicológico com a ONG Instituto de Cidadania Ipanema, que está localizado na rua Laranjeiras, n° 3, no bairro do Jardim Scyntila.

“Em razão do incêndio que atingiu a comunidade do Jardim Ipanema na tarde desta quinta-feira, 12, a Prefeitura de Guarulhos se solidariza e se mobiliza para auxiliar as famílias afetadas. Durante a ocorrência, o prefeito Guti cancelou toda a agenda e foi ao local para liderar as equipes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), Proguaru, Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, e Sabesp”, informou a prefeitura. 

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), informou que em uma visita realizada a comunidade no mês de maio desde ano, observaram que no local havia uma grande quantidade de materiais inflamáveis tanto no solo, quanto nas residências, sendo materiais como plásticos, fitas cassetes e dvds. “A Secretaria Municipal de Habitação inclusive já realizou uma ação de cadastramento das moradias construídas em áreas irregulares para possíveis remoções, conforme Termos de Ajuste de Condutas firmados com a Justiça”.

Comerciante vai arrecadar mantimentos para ajudar os moradores

A comerciante Jéssica Cavalcante Oliveira, 31 afirmou que está arrecadando mantimentos para entregar as famílias que perderam tudo devido ao incêndio na tarde desta quinta-feira. Para os interessados em ajudar as famílias, basta comparecer a Adega Flex, localizada na rua Alexander Alves, n° 207, que tem horário de funcionamento a partir das 12h. A comerciante está aceitando doações também de alimentos e produtos de higiene. “Já tenho fogão, panelas e roupas para doar as famílias”, destacou.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo (SSP), afirmou que todas as circunstâncias relativas aos fatos são investigadas pelo 6° Distrito Policial. “Os laudos periciais encontram-se em fase de elaboração e assim que forem finalizados, serão analisados pela autoridade policial”.

Para saber mais detalhes sobre a doação, entre em contato com o estabelecimento:

Adega Flex

Telefone: 2656-1019

Endereço: rua Alexander Alves, n° 207, Vila Barros.

Horário: das 12h às 3h.

Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -