Operação Inverno recebeu mais de 350 ligações para atendimento de pessoas em situação de rua


A primavera chegou na segunda-feira (23) e com ela as temperaturas muito baixas vão ficando cada vez mais raras. A Operação Inverno da Prefeitura – ação especial para atendimento das pessoas da rua em temperaturas abaixo de 13°C – chegou ao fim após 113 dias, contabilizando 354 ligações da população ao 199 para que equipes de abordagem social atendessem pessoas em situação de rua e 600 encaminhamentos para pernoite.

Iniciada no dia 3 de junho e finalizada na madrugada da segunda,a ação da Prefeitura, executada pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, realizou também,por meio de chamadas da população ao 199,a abordagem de cinco pessoas com risco de hipotermia, que foram encaminhadas para hospitais e posteriormente para os Serviços de Acolhimento do município. Lembrando que neste ano a noite mais fria na cidade registrou 4°C.

O secretário da Pasta, Alex Viterale, fez uma avaliação da Operação Inverno. “O encerramento da campanha de inverno resultou em mais de 350 ligações ao 199 – número antes inexistente para esta finalidade e que, nesta gestão, passou a ser utilizado para informar sobre pessoas na rua em noites muito geladas. E ainda 600 encaminhamentos para pernoite. Isso significa que conseguimos sensibilizar esses usuários em situação de ruaa sair do perigo iminente do frio e ir aos nossos acolhimentos,” afirmou Viterale.

Segundo o gestor, o 199 permanecerá à disposição da população para informar sobre pessoas em situação de rua. “Trabalhos como este devem ser continuados e, em que pese o fim da Operação Inverno, nossa equipe continuará atuando com a população de rua. O 199 não será desativado, uma vez que é o número da base central da Defesa Civil, e continuará sendo um canal para a população informar sobre pessoas em situação de rua nas noites frias, mesmo tendo findada a Operação Inverno”, explicou o secretário.

Durante a operação, a ação foi desenvolvida pelo Serviço de Abordagem Social de forma indireta pela organização da sociedade civil Núcleo Batuíra, cujohorário de trabalho foi estendido até a meia-noite. Por sua vez,os Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua), SePop (Serviço Especializado para a População em Situação de Rua) e SeaPop (Serviço Especializado de Atendimento à População em Situação de Rua) atenderam aproximadamente 500 pessoas.

Fora da época de frio, o trabalho ocorre diariamente das 9h às 21h, conforme a programação e incluindo outras regiões da cidade. A população pode acionar o Serviço de Abordagem Social por meio do telefone 2536-4110.

Vale destacar ainda que, apesar de a Operação Inverno chegar ao fim, o telefone 199 segue disponibilizado para que a população possa informar locais em que haja pessoas em situação de rua, especialmente se a temperatura estiver abaixo ou igual a 13 graus. Desta forma, o Serviço de Abordagem Social será acionado e irá até o local para realizar o atendimento.

Serviço:

SeaPop – Serviço Especializado de Atendimento à População em Situação de Rua

Telefone: 2536-4110

Disque 199 – para informar pessoas em situação de rua se temperatura estiver abaixo de 13 graus

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