Presentes lúdicos para as crianças podem facilitar na melhora do aprendizado

- PUBLICIDADE -

Reportagem: Ulisses Carvalho

[email protected]

Os presentes podem facilitar a melhora do aprendizado das crianças, principalmente podendo gerar maior criatividade, facilidade no emprego do raciocínio e também podendo auxiliar até na educação financeira da criança, segundo Rebeca Toyama, 43, especialista em Desenvolvimento Humano e em planejamento de carreira e educação financeira.

Já o coordenador do curso de pedagogia da Universidade Presbiteriana do Mackenzie, Ítalo Curcio, 63, destacou em entrevista a reportagem que entre as opções que mais vendem de presentes lúdicos no dia das crianças estão os brinquedos eletrônicos na parte da classe média e a classe menos favorecida, são os brinquedos eletrônicos mais baratos.

“Na classe mais baixa os brinquedos são menos sofisticados, como carrinhos, bonecas e animais que se movimentam parcialmente”, destacou, alegando que essa parte lúdica é importante de acordo com os valores que agregam a família, e também existem casos ainda de famílias que ainda preservam a restrição a determinados presentes.

Outras opções de presentes lúdicos são jogos também como War e Banco Imobiliário, que podem trabalhar a relação financeira, além do entendimento da arquitetura de escolha, segundo Rebeca, alegando que o ambiente lúdico que não é muito controlado, permite que a criança crie e se desenvolva.

“Esses brinquedos tem que proporcionar um atalho prazeroso para a criança no aprendizado”, assegurou Rebeca, destacando que outro problema comum nos pais é não trabalhar sobre a educação financeira com os filhos, destacando que existe um tabu dos pais para falar dessa parte com as crianças.

Segundo Rebeca, dos 0 aos 6 anos, o objetivo é mostrar as crianças que as coisas tem valor, e dos 7 aos 14 anos, introduzir os conceitos matemáticos para os filhos. “Tudo isso deve ocorrer de forma lúdica, já que esse tipo de atividade não tem limite, é um instrumento de aprendizado inclusive para o adulto”, revelou.

Foto: Divulgação

- PUBLICIDADE -