Novo trem da Linha-13 Jade deve entrar em operação no mês de dezembro

- PUBLICIDADE -

Reportagem: Ulisses Carvalho

[email protected]

O novo trem da Linha-13 Jade, deve entrar em operação no mês de dezembro deste ano, segundo informações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Atualmente a composição está passando por testes nos sistemas elétricos, mecânicos e de sinalização no pátio de Presidente Altino, na cidade de Osasco.

De acordo com a companhia, os outros sete novos trens devem chegar ao Brasil até o final do ano, e a empresa também não descartou a possibilidade da ampliação das viagens do serviço Connect, que liga a estação Aeroporto até o Brás, na capital paulista. “A possibilidade de nova ampliação do número de viagens até o Brás depende do aumento da demanda e da conclusão de obras de energia e sinalização em andamento”.

A CPTM informou que a média de passageiros na Linha-13 Jade no mês de agosto foi 14,5 mil pessoas por dia útil, sendo a estação Aeroporto, o local com maior número de embarques na linha. Apesar do número, a companhia não informou se grande parte desses usuários utilizam o serviço Connect.

O primeiro trem da série 2500 desembarcou no Porto de Santos no dia 5 do mês passado. A composição foi fabricada na China, pelo consórcio Temoinsa-Sifang, e foi enviada para o país no dia 20 de junho. A aquisição desta frota nova está sendo financiada com recursos do Banco Europeu de Investimento (BEI).

O diferencial destas novas composições são o bagageiro para malas pequenas, localizado acima dos assentos, além de um espaço específico para malas maiores. Os trens chineses têm 170 metros de comprimento, equipados com monitoramento por câmeras na parte interna e externa, além da acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência.

Foto: Divulgação CPTM

- PUBLICIDADE -