CPTM já apreendeu 25 mil itens de comércio ambulante neste ano na Linha-13 Jade

Reportagem: Ulisses Carvalho

[email protected]

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), já apreendeu somente neste ano na Linha-13 Jade, composta pelas estações Aeroporto, Guarulhos- Cecap e Engenheiro Goulart, 25 mil itens de comércio ambulante. A companhia esclareceu  que por ser uma infração administrativa, a sanção é restrita somente a retirada do usuário do sistema e também a apreensão da mercadoria comercializada.

Uma usuária que preferiu não se identificar e que utiliza o serviço Connect durante o período noturno, que liga a estação Brás até a estação Aeroporto, informou à reportagem que em duas ocasiões já houve a entrada de ambulantes vendendo água durante a partida do trem no Brás, porém, os indivíduos teriam descido na estação do Tatuapé.

“Neste ano, foram realizadas 680 abordagens a ambulantes da Linha 13-Jade, com cerca de 25 mil itens apreendidos. A estação Engenheiro Goulart, que tem conexão com a Linha 12-Safira, lidera o número de apreensões com 92% das ocorrências”, informou a CPTM, destacando que a atuação da companhia está respaldada no Decreto Federal 1832, de  1996, que regulamenta o transporte ferroviário.

Entre os itens mais apreendidos segundo a CPTM, estão copos e garrafas de água, além de chocolates, guloseimas, fones de ouvido, carregadores de celular e pen drive. “Os produtos perecíveis são destruídos no momento da apreensão. Os piratas ou com prazo de validade vencido são encaminhados às delegacias, juntamente com o infrator. Os demais artigos são destinados ao Fundo de Solidariedade”.

Diante do caso citado pela reportagem para a CPTM, a companhia informou que para coibir esse comércio irregular, tem equipes de segurança que diariamente promovem rondas nos trens e nas estações. De acordo com dados divulgados pela empresa no mês de agosto, atualmente a Linha-13 Jade conta com uma média de 14,5 mil usuários por dia útil.

“Para denunciar, o passageiro pode enviar uma mensagem ao SMS-Disque Denúncia, no celular 9 7150-4949. O serviço funciona 24 horas por dia e garante o anonimato do denunciante e agilidade na denúncia”, destacou a CPTM.

Foto: Ivanildo Porto