Operação Guarulhos Mais Segura termina com 93 motoristas pegos pelo bafômetro e 26 presos

Assunto: Mega Operação Policial Local: Av Odair Santanelli Data: 13.11.2019 Foto: Fabio Nunes Teixeira
- PUBLICIDADE -

A Operação Guarulhos Mais Segura, que mobilizou nesta quarta-feira (13) as forças de segurança pública numa ação integrada por todo o município, abordou quase mil pessoas, centenas de veículos, fiscalizou estabelecimentos irregulares, entre tantas ações, que resultaram na prisão de 26 pessoas e apreensão de quatro adolescentes, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (14) pelo comando da megaoperação.

A Prefeitura de Guarulhos, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM) e as polícias Civil, Militar e da Polícia Rodoviária Federal desenvolveram diversas atividades. A estrutura operacional envolveu cerca de 200 veículos entre carros, motos, caminhão e ônibus da GCM, PM, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal, além de dois helicópteros, um Águia e outro Pelicano; e policiamento preventivo da Cavalaria da PM, contabilizando um efetivo de mais de 600 homens.

Para o secretário de Assuntos para Segurança Pública de Guarulhos (SASP), Gilvan Passos, a ação foi muito positiva. “A nossa intenção como governo é integrar cada vez mais as forças de segurança, pois todas unidas e integradas irão proporcionou, por consequência, muito mais segurança na nossa cidade”, ressaltou.

Ações

O planejamento é um dos pontos fortes para obter o resultado alcançado. Forças policiais se deslocaram para diferentes pontos da cidade, a fim de desbaratar pontos de venda de drogas, autuar comércio irregular de peças de celulares e de veículos (carros e motos), execução de mandados de busca e apreensão, flagrantes, prisões, apreensão de menores e apuração de diferentes denúncias envolvendo crimes ambientais, crimes contra o patrimônio e contra a vida.

De acordo com o balanço apresentado, constam 957 pessoas abordadas; 16 estabelecimentos vistoriados; execução de seis mandados de busca e apreensão; 13 ocorrências de crimes e outras 11 específicas por tráfico; 26 pessoas presas; quatro adolescentes apreendidos; cumpridos 28 mandados prisão; condução de uma pessoa ao hospital; apreensão de quatro armas de fogo e de 800 litros de combustível armazenado de forma irregular; atendimento a quatro acidentes, dois deles com vítimas, sendo uma fatal; abordagem de 611 motoristas, com autuação de 421 motoristas; e outros 93 pegos pelo bafômetro; foram realizados 20 bloqueios fixos; e mais 12 pontos de visibilidade; foram apreendidos 14 Certificados de Licenciamento Anual (CLA) e quatro Carteiras de Habilitação Nacional (CNH). Ainda foram vistoriados 278 automóveis, 252 motos, sete coletivos, 74 veículos de carga e localizados oito automóveis que haviam sido roubados ou furtados; apreendidos cerca de 50 quilos de entorpecentes, entre cocaína, crack e maconha.

Em meio a tantos problemas, a Inspetoria de Patrulhamento Ambiental da GCM atendeu a uma ocorrência que valeu por toda a operação. A equipe estava em deslocamento pelo Jardim Marilena, quando avistou uma criança em convulsão dentro de um veículo. Os guardas de pronto encaminharam-na à UBS Santa Lídia, onde recebeu os primeiros atendimentos, posteriormente foi conduzida ao Hospital da Criança pelo SAMU.

O atendente da UBS ressaltou que o socorro rápido da equipe da GCM fez toda a diferença, salvou a vida dela. A criança já teve alta. A mãe do pequeno Leonardo, de três anos, Kátia Roberta S. Nogueira agradeceu aos guardas. “Todos estão de parabéns, eu agradeço de coração. Se não fosse vocês, talvez não tivéssemos boas notícias. A médica me informou que o estado em que ele chegou era muito grave. Mais a agilidade de vocês contribuiu pra ter um bom resultado. Faço questão de levar o meu filho e agradecer pessoalmente a vocês pelo que fizeram”, frisou.

- PUBLICIDADE -