Programação teatral do Festival Panamérica Utópica agita Guarulhos durante todo o feriado


A cidade de Guarulhos oferece excelente opção cultural para aqueles que vão aproveitar os dias de feriado no município. Nesta sexta-feira (15), teve início a terceira edição do Festival de Teatro Comunitário Panamérica Utópica, no Teatro Nelson Rodrigues, Vila Galvão. O festival, que segue até o dia 19 deste mês com programação gratuita para todas as idades, oferece espetáculos teatrais em diversos pontos da cidade com grupos de teatro locais, nacionais e internacionais, apresentações para entreter tanto o público infantil como os jovens e adultos.

Para a criançada, a abertura do Festival no Teatro Nelson Rodrigues conta com o espetáculo Artimanhas do Arco-da-Velha, com Cia. Farnel de Artes, às 14h; e Yaga: uma História para Crianças Corajosas, com Severina Cia. de Teatro, às 16h. Às 17h, o Coletivo Narciso, de São Roque, interior do Estado, apresenta Um Barco na Lama. Às 19h, a Cia. Âmago, de Campinas, apresenta O Processo; e às 20h40 a companhia mineira Sacada Arte em Movimento apresenta o espetáculo Fratello.

O destaque do sábado (16), fica por conta das animadíssimas apresentações que levam o circo para a região de Bonsucesso. Na área de lazer da Vila Carmela, às 13h, o Circo Lumière (Argentina/Venezuela) apresenta LesVolátiles. Às 14h, o Circo Rodado, de Curitiba, apresenta Circo Zika. A argentina Silvia Fariña apresenta A su Mimos às 16h. Às 19h, no Teatro do CEU Ponte Alta, os mexicanos do grupo Confines Teatro também divertem o público com o espetáculo Pim, Pam, Clown.

No domingo (17) as apresentações se concentram no Jardim Tranquilidade e ganham o palco do Teatro Padre Bento a partir das 14h, seguindo até as 21h. O grupo equatoriano Teatro Popular del  Ecuador apresenta Memórias, às 15h; e Agrupación MPT, da Argentina, apresenta Baubo o Ladiosa Ancestral às 16h.

Festival também terá apresentações nos CEUs da cidade

Na segunda-feira (18), o festival chega até os CEUs de Guarulhos, com apresentações infantis no CEU Parque São Miguel: às 14h, Segura Mamãe, com Rafael Trevo (Brasília-DF); no CEU Paraíso-Alvorada, também às 14h, LesVolátiles, com o grupo Circo Lumière (Argentina/Venezuela); e às 15h30, no CEU Ponte Alta, Procurando Risos, com o grupo guarulhense Meias Palhaçarias.

No último dia de espetáculos, na terça-feira (19), a partir das 14h, acontecem no Bosque Maia as apresentações dos curitibanos Abelardo Biloba, às 14h, com Abel e a Fera; e TropoOpo, às16h, com O Gari. No Salão de Artes do Adamastor Centro, às 18hh30, o Coletivo Costura apresenta Yara; e às 20h a reprise de Memórias, com o Teatro Popular del Ecuador.

O encerramento da 3ª edição do Festival de Teatro Comunitário Panamérica Utópica acontece na Casa de Cultura Zazu, a partir das 22h, com apresentações musicais do grupo Os Passageiros e de Rosane Brambilla.

O Festival Internacional de Teatro Comunitário Panamérica Utópica é um projeto de formação de plateias e promoção de acesso democrático para o teatro por meio de mostras de espetáculos com apresentações de companhias nacionais e internacionais e um conjunto de palestras, rodas de conversa e oficinas sobre teatro comunitário.

A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Guarulhos, que por meio da Secretaria de Cultura objetiva a circulação de uma série de eventos de teatro gratuitos com grupos nacionais e de outros países da América Latina.

Serviço:

III Festival Internacional de Teatro Comunitário Panamérica Utópica

Data: de 15 a 19 de novembro

Para mais informações acesse http://portaleducacao.guarulhos.sp.gov.br.

- PUBLICIDADE -