Dia D do Novembro Azul e Negro mobiliza todas as unidades de saúde

- PUBLICIDADE -

Todos os serviços da rede municipal de saúde se mobilizaram nesta sexta-feira (22) com a realização de diversas atividades no Dia D do Novembro Azul e Negro, mês dedicado à saúde do homem e da população negra. Mais do que alertá-los sobre as doenças mais prevalentes nesses dois públicos-alvo, a programação da data contou com atrações para todos os gostos e, principalmente, para estimular hábitos de vida saudáveis.

Por isso, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Barros começou o dia com um café da manhã para os convidados, além de caminhada pelas ruas do bairro e palestras de promoção à saúde, assim como as UBS Primavera e Fortaleza. Na UBS São Ricardo teve torneio de jogos e apresentação do vídeo Diga não ao Racismo.

Também teve caminhada do bem na UBS Santa Paula, que ainda realizou panfletagem nas ruas do bairro com folhetos educativos sobre a saúde do homem. Já a UBS Aracília fez ação de conscientização no posto de combustíveis Farol, localizado na região. Como o tabagismo é um dos principais fatores de risco para as doenças crônicas não transmissíveis entre o público masculino, o assunto foi abordado sob diferentes contextos em vários serviços de saúde. Da mesma forma aconteceu com a hipertensão, que é uma doença prevalente na população negra.

Além disso, o Dia D do Novembro Azul e Negro na saúde foi marcado pela ampliaçãoda oferta de consultas médicas para este público, roda de samba e de conversa sobre a história da população negra, sessões de massagem relaxante, auriculoterapia e aromaterapia, corte de cabelo e barbearia, além de discussão sobre questões raciais.

- PUBLICIDADE -