Prefeitura entrega creche na Vila Galvão

Garantir o atendimento de crianças de zero a três anos é um dos objetivos da Prefeitura de Guarulhos, que na manhã dessa sexta-feira (22) inaugurou mais uma unidade escolar na região da Vila Galvão, sob administração da entidade parceira Instituto Ação Cidadã. Na ocasião estiveram presentes o prefeito Guti, o secretário de Educação, Paulo Matheus, entre outras autoridades.

A iniciativa tem como foco a retomada e conclusão de obras abandonadas em administrações anteriores. Segundo Guti, a meta do governo é zerar o déficit de vagas de creche da cidade. “Para atingir esse objetivo e enfrentar uma demanda crescente é preciso planejar com eficiência e atuar com agilidade. Por isso, é com muito orgulho que entregamos as unidades escolares da Vila Galvão e, logo mais, da Vila Alzira. Para alcançar essa meta, contamos com a parceria de entidades que possam assumir a responsabilidade de oferecer educação de qualidade para colocar as creches em operação no menor tempo possível, a prioridade desta administração”, completou.

O Instituto Ação Cidadã unidade II atende alunos da educação infantil nas modalidades berçário I (crianças nascidas entre abril e dezembro de 2017 e de janeiro a julho de 2018) e berçário II (crianças nascidas entre abril e dezembro de 2016 e de janeiro a julho de 2017). Atualmente, a unidade atende 250 crianças no período integral. Para o ano que vem já estão previstas mais 30 novas vagas, totalizando 280 alunos. Mais informações podem ser obtidas na secretaria da unidade, que está localizada na avenida Pedro de Souza Lopes, 615, Vila Galvão.

A escola

A unidade escolar tem uma área construída de 6 mil m², conta com dez salas de aula, todas com solário, fraldários interligados e banheiros adaptados. Possui ainda parques internos e externos, lactário e refeitório onde os alunos recebem cinco refeições por dia no período integral, fornecidas pela Secretaria de Educação. A unidade conta com 33 professores, sendo três em cada sala de aula, todos com formação em pedagogia, que realizam inúmeras atividades socioeducativas escolares e de recreação.

Além disso, todos os professores fizeram treinamento de primeiro socorros, conforme a lei 13.722, de 2018, com o objetivo de capacitar os profissionais para situações de emergência.

Para a mãe Aline Martins, a nova unidade escolar facilitou bastante a sua vida. “Tive que trancar a minha faculdade para pagar uma escola particular para minha filha, o que não é barato. Na mesma semana em que consegui colocá-la nessa escola, também pude voltar para a faculdade, pois aqui ela tem tudo de que precisa”, destacou.

Já Edivânia de Andrade, que também é mãe de um dos alunos, observou os cuidados oferecidos às crianças. “Os ambientes são todos confortáveis e adaptados para as crianças pequenas. Que escola linda, o horário de atendimento ajudou bastante também por ser período integral e, como eu trabalho, fico despreocupada sabendo que ele está sendo bem cuidado aqui”, comemorou. Atualmente a rede municipal conta com 224 unidades escolares, que ofertam as etapas de educação infantil e ensino fundamental, além da modalidade educação de jovens e adultos (EJA), totalizando mais de 117 mil alunos atendidos na rede própria e parceira. A rede municipal possui ainda cerca de seis mil educadores