Professores recebem formação sobre laboratórios móveis de informática


Professores da EPG Euclides da Cunha, localizada no Jardim Fortaleza, participaram de uma formação em hora-atividade para aprenderem a utilizar os netbooks do Laboratório Móvel de Informática do Programa de Inclusão digital(Plug). A ação aconteceu ao longo desta quinta-feira (21).

Parceria entre os departamentos de Orientações Educacionais e Pedagógicas e de Planejamento e Informática da Secretaria de Educação, a iniciativa teve como objetivo ajudar os professores e gestores da rede municipal a se apropriarem das ferramentas e conteúdos e incorporarem as tecnologias educacionais à sua rotina escolar no planejamento de aulas com os alunos.

Durante a formação, os professores tiveram a oportunidade de manusear e conhecer todas as funções dos netbooks, entender como funcionam os aplicativos educativos e tirar dúvidas. Para a professora Elaine Simplício, a formação foi de extrema importância. “Entender como a tecnologia pode facilitar a aprendizagem do aluno e trabalhar com equipamentos que vão despertar ainda mais a criatividade, o interesse, as novas formas de se comunicar, estudar, pensar e aprender é maravilhoso. Uma iniciativa que vai animar muito os alunos e contribuir para o aprendizado deles”, comemorou.

Para o secretário de Educação, Paulo Matheus, a formação é um dos fatores essenciais para que as inovações na escola estejam além dos equipamentos e contemplem, principalmente, o uso que se faz da tecnologia. “O professor precisa ser estimulado a abrir os olhos para a era da tecnologia, da informação e do conhecimento”, destacou.

As unidades escolares Sebastião Luiz da Fonseca e Jocymara de Falchi Jorge já receberam a formação. Ainda este ano, as EPGs Carlos Franchin e Manoel Bomfim também serão contempladas.

Plug

Durante a aula de informática, cada estudante poderá manusear o netbook individualmente, sem ter de esperar que o colega libere o equipamento, já que haverá uma máquina por aluno. Outra vantagem é a facilidade de deslocamento dos computadores portáteis, feito por meio de um carrinho específico. A instalação dos aparelhos é feita de forma rápida em diferentes espaços da sala de aula.

Até o final deste ano a Prefeitura de Guarulhos entregará às unidades escolares da rede que oferecem ensino fundamental 63 laboratórios móveis com 40 netbooks cada. As escolas de médio e de grande porte, com mais de dez salas de ensino fundamental, serão equipadas com dois laboratórios móveis cada, para que as turmas trabalhem com os netbooks ao menos uma vez por semana.

Os netbooks contam como sistema operacional Windows 10 e pacote Office, processador Intel Celeron N3350, atual, 4GB de RAM, SSD de 120 e tela sensível ao toque capacitivo com caneta. Os alunos podem usar com tranquilidade os computadores, que passaram por testes de resistência.

- PUBLICIDADE -