Prefeitura entrega 1.260 Carteiras do Idoso

Assunto: 4º Encontro com Beneficiários da Carteira do Idoso Local: Teatro Adamastor Data:28.11.2019 Foto: Fabio Nunes Teixeira

O Teatro do Adamastor Centro ficou completamente lotado nesta quinta-feira (28) durante o”4º Encontro com Beneficiários da Carteira do Idoso”. Ao todo, a Prefeitura entregou 1.260 documentos, os quais possibilitam a obtenção da gratuidade na passagem interestadual (ônibus, trem ou barco), com desconto de no mínimo 50% no valor. O prefeito de Guarulhos, Guti, acompanhado do secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Alex Viterale, e da secretária-adjunta da pasta, Claudia Papotto, entregou os documentos a dois moradores usuários dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) Ponte Alta e Itapegica.

Guti destacou o trabalho da Pasta, que acarretou o aumento da procura pelo benefício.Ele lembrou que em 2019 foram contempladas um total de 5.647 pessoas, contra apenas 970 em 2016.”Este é um momento bacana e um dia muito legal porque vamos entregarno total 1.260 carteirinhas para que as pessoas idosas consigam acessar os quatro cantos do território nacional por veículos terrestres e marítimos. É um programa federal encabeçado e distribuído pelo município, e não é nada mais que nosso dever e obrigação oferecer este benefício para os que se inscreveram. É um trabalho sério e árduo da Assistência Social e que gera um ativo muito importante para o idoso”, declarou Guti.

O secretário Alex Viterale ressaltou o aumento de documentos entregues no governo atual. “Comparado a 2016, até agora ampliamos o benefício em 523%,” afirmou Alex.

A importância da melhor idade na sociedade foi lembrada por Claudia Papotto. “Esta é mais uma conquista da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, entregando mais de mil novas Carteiras do Idoso para os usuários dos nossos serviços. Isto nos alegra, sabendo que é um importante benefício para a pessoa idosa que tanto trabalhou e contribuiu não só para nossa cidade, mas para o nosso país,” disse a gestora.

Durante o evento, o público pôde também assistir a diversas apresentações artísticas, como as de usuários dos Centros de Convivência do Idoso (CCI),que realizaram dublagem, dançaram diversas coreografias como ritmos e danças de salão, músicas instrumentais (saxofone), entre outros.

Carteira do Idoso

A Carteira do Idoso é um documento destinado a pessoas acima de 60 anos que não tenham como comprovar renda individual de até dois salários mínimos para a obtenção da gratuidade na passagem interestadual (ônibus, trem ou barco) ou de desconto de, no mínimo, 50% no valor da passagem. O benefício federal é assegurado pelo Estatuto do Idoso (lei 10.741/03).

Para solicitar a carteira o interessado deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social mais próximo de sua residência e se inscrever no Cadastro Único ou atualizar os dados, caso já esteja inscrito.

- PUBLICIDADE -