GCM resgata 40 pássaros silvestres em cativeiro no Bonsucesso


A Inspetoria de Patrulhamento Ambiental da GCM de Guarulhos atendeu na última sexta-feira, dia 29, uma ocorrência de resgate de pássaros na rua Ouro Fino, em Bonsucesso. O atendimento foi realizado após denúncia recebida pela Central 153 de que as aves eram mantidas em cativeiro.

Diante do flagrante de crime ambiental, os agentes adotaram as providências legais junto ao proprietário S. C. P., e na averiguação identificaram 40 pássaros silvestres de várias espécies, sendo um papa-capim escuro, quatro coleirinhos, 26 canários da terra (um em óbito), um tico- tico, um azulão, um cardeal, um galo-da-campina e quatro trinca-ferros (pixarros).  Eles estavam sem anilhas (anel para identificação e controle de criadores de aves exóticas e silvestres), caracterizando a irregularidade.

No local, também foram apreendidas duas máquinas tipo caça-níqueis. Diante disso, os agentes conduziram o autor ao 7º Distrito Policial, onde a autoridade de plantão lavrou Boletim de Ocorrência com base na Lei 9.605/98, de Crimes Ambientais, conforme o Artigo 29, “Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécies da fauna silvestre” e efetuou o auto de apreensão das máquinas caça-níqueis, enquadrando o delito na Lei 3688/41 de Contravenções Penais, Artigo 50, “Jogo de Azar”.

Os pássaros foram encaminhados para o Centro de Recuperação de Animais Silvestres – CRAS – no Parque Ecológico do Tietê, onde receberão atendimento especializado e, posteriormente, serão devolvidos à natureza.

Consultas ou solicitações para o resgate de animais, além de denúncias sobre invasão de áreas, corte de árvores e comércio ilegal de aves e animais podem ser realizadas pela Central de Atendimento da Guarda Civil Municipal pelos telefones 153 e 2475-9444.  A central atende chamadas 24 horas, ininterruptamente, todos os dias da semana.

- PUBLICIDADE -