Cummins mantém principal fábrica do país em Guarulhos


Atraída pelo “milagre brasileiro” da década de 1970, a norte-americana Cummins Engine Company decidiu criar a Cummins Brasil e se instalou em Guarulhos em 1974. Hoje, a empresa se destaca na produção de uma variada gama de motores, com investimentos na indústria 4.0 e no desenvolvimento sustentável.

Atualmente, a fábrica emprega 1,6 mil funcionários. O gerente executivo de operações da Cummins Brasil, Celso Oliveira, afirmou que a permanência em Guarulhos é fundamental. “A cidade é um centro estratégico de logística e distribuição”, comentou.

Segundo Oliveira, a Cummins tem investido no desenvolvimento da cidade com diversas ações “que são dedicadas diariamente por seus colaboradores voluntários nas áreas de meio ambiente, justiça social e educação”.

Na unidade fabril da Cummins em Guarulhos estão as áreas de motores, geradores e turbos. E em Bonsucesso, a unidade Filtration (instalou a fábrica em 2000). Vale acrescentar que o Centro de Distribuição da Cummins (GPL), assim como o Distribuidor Cummins Brasil (DCB) também estão na cidade, no Parque Industrial Jardim São Geraldo.

No Brasil, a Cummmins mantém a produção de motores à diesel de 2,8L à 9,0L de até 360 CV, blocos e cabeçotes de motores, filtros, turbo compressores, soluções de pós tratamento e geradores de energia elétrica até 750 Kva e painéis de transferência.

Capacidade anual da empresa

77 mil motores

130 mil turbo compressores

69 mil unidades de pós tratamento

9,4 mil geradores de energia

3,6 mil filtros (ar, combustível e óleo lubrificante)

- PUBLICIDADE -