Guarulhos dobra população, anualmente, com turistas


Beneficiado pelo Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos e pela proximidade com a capital paulista, o setor hoteleiro de Guarulhos registra taxa de ocupação de 72%. O índice garante 1,3 milhão de turistas anualmente à cidade, equivalente à população que reside no município.

De acordo com o diretor-executivo do GRU Convention, Danilo Ramalho, há 18 hotéis instalados na cidade, sendo que nove pertencem a grandes redes internacionais. Outros três hotéis devem ser abertos em Guarulhos nos próximos anos. “O desempenho da cidade é superior ao da capital, que possui taxa de ocupação de 68%”, informou.

Existem dois tipos hospedes em Guarulhos: os que estão em trânsito e querem ficar na cidade pela proximidade com o aeroporto e os interessados no turismo de negócios. Muitos procuram o município quando não encontram vagas nos hotéis de São Paulo.

Para Ramalho, é preciso fomentar o turismo de negócios para atrair mais visitantes à cidade. O objetivo, na opinião dele, é que Guarulhos possua atrativos para que as pessoas prefiram ficar na cidade ao invés de ir à capital. “O setor hoteleiro é o quinto maior responsável pelo PIB de Guarulhos. E podemos crescer ainda mais”, afirmou.

Na opinião do prefeito Guti (PSB), o município demonstra vocação para o turismo de compras e isso deve se acentuar nos próximos anos. Dados do GRU Convention confirmam essa tendência. Quase a metade dos frequentadores de shoppings de Guarulhos são de outros municípios.

- PUBLICIDADE -