Centro Universitário Eniac tem nota máxima em avaliação do MEC e lidera ranking em Guarulhos

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quinta-feira, 12/12, o ranking anual do Índice Geral de Cursos (IGC), principal indicador de qualidade do ensino superior brasileiro. O Centro Universitário Eniac, referência em inovação e tecnologia, conquistou pelo 19º ano consecutivo o primeiro lugar entre as instituições de ensino superior privadas de Guarulhos, nas modalidades presencial e a distância.

Para compor as notas, o IGC considera a qualidade da infraestrutura e do corpo docente dos cursos de graduação, além do desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). O ranking leva em conta uma média das notas dos cursos, em uma escala de 1 a 5, sendo consideradas excelentes as instituições com notas 4 e 5.

Confira abaixo os resultados do IGC entre as instituições de ensino superior de Guarulhos:

Tabela 1

Instituição de Ensino Superior IGC contínuo IGC Faixas
FACULDADE ENIAC 2,63853 3
CENTRO UNIVERSITÁRIO ENIAC 2,56695 3
UNIVERSIDADE UNIVERSUS VERITAS GUARULHOS – UNG 2,54173 3
FACULDADE ANHANGUERA DE GUARULHOS 2,30563 3
FACULDADE DE GUARULHOS – FAG 2,27562 3
CENTRO UNIVERSITÁRIO METROPOLITANO DE SÃO PAULO – UNIMESP 2,10374 3
FACULDADES INTEGRADAS DE CIÊNCIAS HUMANAS, SAÚDE E EDUCAÇÃO DE GUARULHOS 1,87828 2

(Fonte: INEP)

O Eniac alcançou, ainda, nota máxima no Conceito Institucional (CI), índice que faz parte do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) e é obtido após visita de especialistas do MEC à instituição, mediante avaliação da infraestrutura física e tecnológica, do corpo docente e técnico-administrativo, bem como do Plano de Desenvolvimento Institucional e das políticas de ensino para graduação e pós-graduação. De acordo com Ruy Guérios, diretor e mantenedor da instituição, a obtenção do título de centro universitário e o recente recredenciamento na modalidade a distância são alguns dos fatores que justificam o bom desempenho.

“Os índices do IGC e o CI divulgados pelo MEC são um reflexo de uma trajetória que já está em curso há muitos anos, na qual o Eniac tem como uma de suas missões primordiais proporcionar ensino de alta qualidade para Guarulhos e região. Essa é uma conquista de todos: alunos, professores, colaboradores e de toda a comunidade. Reafirmamos nossa posição como uma das melhores instituições da região metropolitana de São Paulo e do Alto Tietê”, afirma Guérios.

Tabela 2

Instituição de Ensino Superior CI CI-EaD
ENIAC (Centro Universitário) 5 5
Universidade Universus Veritas Guarulhos – UNG 4 5
Centro Universitário Metropolitano de São Paulo – UNIMESP 3 5
Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação De Guarulhos – FG 4
Escola Superior Paulista De Administração – ESPA 3
Faculdade Anhanguera de Guarulhos 3
Faculdade de Ciências de Guarulhos – FACIG 3
Faculdade Progresso – FAP 3
Faculdade Torricelli – FT 3