Carreta da Mamografia chega ao Jardim São João entre os próximos dias 17 e 29


Antônio Boaventura

[email protected]

Guarulhos irá receber entre os dias 17 e 29 do próximo mês a Carreta da Mamografia, que pertence ao Programa Mulheres de Peito da Secretaria Estadual de Saúde. O atendimento ao público feminino será realizado no estacionamento de uma rede atacadista no Jardim São João. A expectativa é a de que sejam atendidas até 50 pessoas diariamente. Ou seja, quase 700 no período.

Estarão disponíveis 50 senhas por dia, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, sendo que no primeiro dia (17), o atendimento iniciará às 13h. Aos sábados, serão 25 senhas distribuídas, das 9h às 13h.

A Carreta Mulheres de Peito é um programa do Governo do Estado que oferece mamografias grátis sem necessidade de pedido médico para mulheres entre 50 e 69 anos de idade. Também atende mulheres mais jovens, mas, neste caso, é obrigatório levar o pedido médico, além do RG e do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

As unidades móveis de mamografia contam com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista.

As carretas têm 15 metros de comprimento, 4,10 metros de altura e, quando abertas, 4,90 metros de largura. Além do mamógrafo, cada veículo é equipado com aparelho ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.

As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço da secretaria que emite laudos à distância. O resultado sai em até 48 horas após a realização do procedimento.

Caso seja detectado algum problema nos exames realizados nas carretas ou nos serviços de saúde agendados por meio do 0800, a paciente é encaminhada para acompanhamento e tratamento na unidade da Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer.

- PUBLICIDADE -