Zoológico de Guarulhos une lazer e conhecimento em programação especial de férias

Assunto:Zoológico Municipal de Guarulhos Local:Zoológico Data:12.10.2011 Foto:Márcio Lino/PMG

Para aproveitar as férias, uma das opções encontradas em Guarulhos é o Zoológico Municipal de Guarulhos, no Jardim Rosa de França (rua Dona Glória Pagnoncelli, 344). O local estará aberto ao público todos os dias do mês de janeiro e conta com uma programação extensa de atividades que tratam sobre temas educativos e de conscientização. Para melhorar, a entrada e estacionamento são gratuitos.

Atualmente são mantidos em exposição cerca de 500 animais de 100 diferentes espécies entre mamíferos, aves e répteis em recintos dispostos em meio a jardins, árvores nativas e lagos margeados por áreas reconstituídas com espécies da Mata Atlântica.

Além disso, a área do parque possui uma população de animais de vida livre que frequentam os lagos e áreas de mata em busca de alimento e abrigo, proporcionando ao visitante a oportunidade de observar diversas espécies como sanhaços, sabiás, periquitos, beija-flores, garças, além de aves migratórias como os irerês.

Os animais que vivem no zoo recebem uma alimentação balanceada e baseada no conhecimento das necessidades nutritivas do organismo de cada um. Assim, cada animal tem um cardápio personalizado onde é levada em consideração característica fundamentais, como a função de sua espécie, idade, sexo, entre outras.

A estrutura do zoo conta com 59 recintos de exposição, setor extra e quarentenário, que abrigam os animais residentes e animais recém-chegados e em tratamento. Há no local clínica veterinária e área de manejo, com salas de atendimento, laboratório, sala de cirurgia, área de internação e sala de necropsia, e também um setor de alimentação e biotério para produção de alimentos vivos.

A visita pode ser ainda um momento de treinar a leitura com a garotada, aprendendo sobre cada espécie moradora do parque através das placas fixadas em frente aos recintos que trazem detalhes sobre alimentação, região de ocorrência, nível de ameaça, entre outras.

Programação

21/1 das 9h às 12h – Papo Animal: Atropelamento da Fauna: Como ajudar?

22/1 das 9h às 12h – Papo Animal: Escorpiões: Características, prevenção e primeiros socorros

23/1 das 9h às 12h – Papo Animal: Tráfico de animais e cerol: Os animais pedem socorro

29/1 das 9h às 12 – Papo Animal: Serpente amiga: conhecer para preservar

30/1 das 9h às 12h – Papo Animal: Escorpiões: Características, prevenção e primeiros socorros

- PUBLICIDADE -