Não há registro de casos suspeitos da doença Coronavírus em Guarulhos, diz Saúde

A medical staff member takes the temperature of a man at the Wuhan Red Cross Hospital in China on Jan. 25. HECTOR RETAMAL/AFP via Getty Images
- PUBLICIDADE -

Reportagem: Ulisses Carvalho

[email protected]

A cidade de Guarulhos ainda não registrou nenhum caso suspeito do vírus Coronavírus, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. No país, existem nove casos suspeitos da doença, de acordo com dados do Ministério da Saúde, referentes ao período de 18 a 29 deste mês, registrados em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Ceará.

Todos estes casos suspeitos estão passando por testes genômicos para que ocorra a confirmação se existe a presença do vírus na pessoa, e todos esses exames estão sendo submetidos à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. Já houve quatro casos de suspeita da doença que foram descartados.

“A Secretaria de Saúde informa que a vigilância e atendimento de eventuais casos suspeitos seguirão as diretrizes do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde. Esclarece também que ainda não há nenhum caso suspeito na cidade e que técnicos da Secretaria já se reuniram com representantes da Anvisa e GRU Airport para tratar do assunto”, afirmou a secretaria.

Em entrevista ao HOJE, o médico sanitarista Alexandre Chieppe, 45, destacou que o vírus é muito presente em animais, e que o primeiro surto da doença ocorreu no ano de 2013, também na região da Ásia. “Os sintomas são muito semelhantes a gripe, podendo ter febre e corisa, porém, em alguns casos mais graves, o vírus pode evoluir para uma pneumonia ou encefalite”, informou.

Chieppe destacou que o Coronavírus é conhecido desde a década de 1960. “A transmissão desse vírus pode ocorrer através do contato entre pessoas, a fala ou o espirro. Neste momento, é uma preocupação global essa situação, porém, é necessário tranquilizar a população, pois além da cura, a transmissão sustentável da doença está ocorrendo na China”, asseverou.

Até o inicio da tarde desta quinta-feira (30), houve um total de 170 mortes desde o inicio do surto, e todos esses óbitos ocorreram na China, pois, até o momento não houve nenhuma morte em decorrência do surto fora da China, que já tem 7.736 mil casos suspeitos da doença.

A Rússia decidiu fechar a fronteira com o país asiático, no objetivo de tentar frear essa transmissão, e já são 19 países com 75 casos suspeitos. No Brasil, outro caso que está sendo investigado é de  uma jovem de 22 anos, que não teve a identidade revelada, que voltou ao país na sexta-feira (24) após sair da cidade chinesa de Wuhan, com voo que fez escala em Paris, na França, chegando ao Aeroporto de Guarulhos, de onde pegou outro voo para o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins.

Dados sobre o Coronavírus até esta quinta-feira (30):
Número de Mortes: 170 (todas na China)
75 casos em 19 países
7,7 mil casos espalhados em toda a China
Casos no Brasil: Ministério da Saúde diz que investiga 9 casos suspeitos da doença

Foto: Divulgação

- PUBLICIDADE -