Capacitação envolve 20 motoristas de ônibus para atender pessoas com deficiência e idosos


A capacitação Desperte seu olhar inclusivo, parceria entre as subsecretarias de Acessibilidade e Inclusão e de Políticas para Idosos, têm levado aos motoristas de ônibus das empresas que operam no município mais conhecimentos sobre a forma correta de tratar idosos e pessoas com deficiência.  Desde 2019, o projeto já capacitou cerca de 3 mil profissionais.

 Nesta quarta-feira (4), mais 20 motoristas da empresa Campos dos Ouros participaram do projeto e tiveram a oportunidade de assistir às palestras que abordaram temas como mobilidade da pessoa idosa e da pessoa com deficiência, direitos, empatia, como denunciar um ato irregular, entre outros.

Além disso, a turma participou de uma vivência prática sobre as dificuldades enfrentadas no dia a dia por este público, como descer uma escada e entrar no ônibus. Em duplas, com um dos integrantes vendado, o outro auxiliava para que a pessoa com um de seus sentidos impossibilitados não se acidentasse no meio do percurso.

Ivanildo João, de 39 anos, é motorista da linha 711 e nunca havia passado por nenhuma formação do tipo. “É muito interessante porque no dia a dia a gente costuma ver essas situações, né? Idosos com dificuldade de locomoção e deficientes físicos são situações reais e precisamos aprender a melhor forma de tratá-los. É um aprendizado que, além de aplicar no trabalho, vou levar para a vida, ensinar também para a minha família”, afirmou.

- PUBLICIDADE -