Paço Municipal adere oficialmente ao programa Lixo Zero Guarulhos

- PUBLICIDADE -

Servidores da Prefeitura de Guarulhos que trabalham no Paço Municipal, no Jardim Bom Clima, conheceram oficialmente nesta quinta-feira (12) os conceitos do programa Lixo Zero Guarulhos, que tem como objetivo incentivar a redução da geração de resíduos, bem como a destinação ambientalmente correta dos mesmos. O local, que já contava com recipientes para coleta de pilhas, baterias e bitucas de cigarro, recebeu hoje diversas lixeiras para coleta seletiva e caixas para papel branco já utilizado dispostas ao lado das impressoras.

Em breve, os servidores, que em sua maioria já trocaram os copos plásticos por copos ou canecas reutilizáveis, também terão à disposição caixa especial para descartarem cápsulas de café usadas e lixeiras comunitárias no lugar das individuais.

A palestra no auditório do Paço foi introduzida pelo secretário de Governo, Edmilson Americano, e apresentada por Celi Pereira, chefe de Educação Ambiental da Secretaria de Serviços Públicos. “A adesão de vocês não é obrigatória, porém esperamos que através do conhecimento todos despertem a consciência da importância do nosso exemplo para a construção de uma cidade mais limpa, bonita e sustentável”, afirmou Americano.

A explicação sobre as diferenças entre resíduos e rejeitos (lixo) ficou por conta de Celi. “Resíduo é o que pode ser reaproveitado, como vidro, papel, isopor, madeira, plástico e metais. Já o lixo é apenas o que não tem mais possibilidade de reaproveitamento, como guardanapos, absorventes e papel higiênico usados. É muito importante que todos separem e destinem corretamente tais materiais para que os recicláveis possam seguir para as cooperativas da cidade, onde geram renda para o sustento de mais de cem famílias guarulhenses. Somente o lixo deve ter como destino o aterro sanitário”, explicou Celi.

Para mais informações e adesão, basta acessar o portal lixozero.guarulhos.sp.gov.br ou entrar em contato com a equipe por telefone (2468-7204/2468-7208) ou por email [email protected].

- PUBLICIDADE -