Cinemas drive-in se multiplicam no Brasil e viram opção no distanciamento social

Cinema drive-in em Praia Grande (SP) — Foto: Divulgação/Ivan Ferreira
- PUBLICIDADE -

Os cinemas drive-in deixaram de ser espaço para nostálgicos e passaram a ser aposta do entretenimento fora de casa em 2020, com o distanciamento social para conter o avanço da Covid-19.

Drive-ins tradicionais já ativos antes da pandemia e novas iniciativas com plateias em carros querem atrair um público que quer mais do que ficar no sofá vendo lives, TV ou streaming.

Drive-in em São Paulo…

No litoral de São Paulo, também há opções do tipo. A rede Cinesystem e um shopping de Praia de Grande se uniram para abrir um drive-in improvisado no estacionamento do estabelecimento. A programação é a que estava em cartaz em março, antes do fechamento, e outros filmes recentes, sempre com uma opção infantil e uma de terror – este, no encerramento da noite.

Além das toucas já usadas, os funcionários passaram a usar também máscara e luva, e álcool gel acompanha os pedidos de comidas e bebidas, conta Sherlon Adley, diretor comercial e de marketing da Rede Cinesystem Cinemas.

A saída tem funcionado e o cinema tem planos de expansão. “Temos uma ocupação média próxima de 90% do total. Essa semana já abrimos uma terceira sessão justamente para suprir essa demanda crescente. Temos planos para outras praças, como Rio, São Paulo, Florianópolis, Curitiba e Porto Alegre”, diz Adley.

Marco Costa é idealizador do Cine Autorama, que atua há cinco anos com cinema drive-in e itinerante no estado. Ele negocia com investidores, estado e prefeitura de São Paulo para abrir novas sessões de filmes durante a quarentena.

“Estamos com projetos aprovados e temos parceiros comerciais para viabilizar as apresentações, estamos na expectativa da liberação da atividade em junho, mas ainda não há alvará de eventos na cidade”, diz Costa .

Segundo Marco, ele e outros produtores mantêm contato com a secretaria de cultura do estado de São Paulo para que haja uma regularização dos cinemas em carros. “Está sendo definido um protocolo estadual de segurança nesses cinemas, mas ainda não há nada concreto.”

Ao G1, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa estadual de SP disse que, em parceria com o setor de eventos e a consultoria de profissionais da saúde, criou um cronograma e um protocolo para projetos de drive-in na área cultural.

“Eles já foram submetidos ao comitê estadual que trata do combate à pandemia e se encontram em análise. Trata-se de uma modalidade de entretenimento bastante segura, que pode funcionar dentro das regras atuais da quarentena”, diz a secretaria.

- PUBLICIDADE -