Casos de dengue apresentam queda de 95,5% neste ano em relação a 2019

Os casos de dengue em Guarulhos caíram 95,5% em 2020 quando comparado ao mesmo período de 2019. Segundo dados da Secretaria de Saúde do município, até o momento, foram confirmados 279 casos de dengue sem nenhum óbito, contra 6.330 casos confirmados no mesmo período de 2019 com um óbito.


Esse pequeno mosquito, o Aedes aegypti, tem menos de um centímetro de comprimento e pode viver no máximo 30 dias, sendo o propagador e também o responsável pelos casos de dengue na cidade.

A diminuição dos casos da doença se deve ao fato de que, o frio reduz a capacidade reprodutiva do mosquito Aedes. No entanto, as larvas de ovos já depositados podem levar mais de um ano para se desenvolver e atingir a idade adulta.

É necessário incentivar a conscientização da população sobre a doença. Os principais sintomas são febre alta, dor de cabeça, corpo e articulações, náuseas e vômitos, vermelhidão corporal e coceira. Se houver suspeita de doença, procure atendimento médico imediatamente para confirmar e avaliar as complicações do caso.